sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Previsão da Funceme indica continuidade de chuvas no Ceará

A formação de um fenômeno meteorológico raro, denominado Depressão Tropical, influenciou nas intensas chuvas que banharam o Ceará na madrugada desta quinta-feira (7) com precipitações acima de 80mm em pelo menos 13 municípios. O sistema, que atuou próximo à costa da Bahia, no Oceano Atlântico Sul, é formado por nuvens carregadas, com grande desenvolvimento vertical, de topo frio, associado à área de baixa pressão sobre o Nordeste.

Fenômeno raro 

O sistema virou um ciclone subtropical e provocou chuvas no Oceano Atlântico Sul, próximo à Bahia. Havia um temor de que as precipitações chegassem à costa provocando alagamentos e outros transtornos. "Foi uma novidade a formação desse fenômeno, não é comum, é raro, excepcional", afirmou o meteorologista da Funceme, Raul Fritz.

Na análise do meteorologista, a depressão tropical, que apresenta baixa pressão, intensificou-se e associou-se ao sistema do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que já está atuando sobre o Nordeste brasileiro e que pode provocar novas precipitações hoje e amanhã.

"Houve uma influência. As chuvas de ontem não foram só da Depressão Tropical, mas de uma associação com o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis", explicou Fritz. O referido sistema VCAN deve trazer mais chuva ao Ceará. "É um sistema atmosférico típico da pré-estação chuvosa no Ceará. As chuvas de agora não têm relação com o principal sistema da quadra chuvosa (de fevereiro a maio), que é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT)", disse.

Prognóstico 

A Funceme divulga, no próximo dia 20, o primeiro prognóstico para a quadra chuvosa, com indicação de percentual para as três categorias - média, acima da média e abaixo da média. Os meteorologistas da instituição mostram-se preocupados com a possibilidade de a quadra chuvosa deste ano sofrer influência do fenômeno El Niño, que permanece muito intenso, com temperatura de 2,8 graus centígrados.

A presença do El Niño, que é o aquecimento das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial, historicamente, provoca chuvas abaixo da média durante a estação chuvosa no Ceará. "A tendência é de ocorrer novamente chuva abaixo da média entre fevereiro e maio", observou Fritz. "Tomara que ocorram boas chuvas na pré-estação para compensar uma possível escassez na quadra chuvosa".

Do Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário