terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Cearense casa mais tarde; em média, divórcio chega após 16 anos

A idade dos noivos em casamentos registrados no Ceará aumentou na última década. Em 2014, a média de idade no dia do casamento civil era de 30 anos para homens e 27 para mulheres. Estes números em 2003 eram de 27 anos para homens e 24 anos para mulheres. Os dados são do documento Estatísticas do Registro Civil 2014, divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa também mostra a duração média de 16 anos para as uniões que acabam em divórcio no Estado.

Antes de resolver casar, homens e mulheres têm se dedicado mais aos estudos, à inserção no mercado de trabalho e à busca de salários mais elevados, aponta o estudo. São escolhas de vida para o casal Marcelo Viana e Ana Paula Queiroz, de casamento marcado para abril de 2017. No dia da cerimônia, terão 33 e 29 anos, respectivamente. E já estarão com 12 anos de namoro. Com a ideia de casamento discutida há vários anos, eles começaram o relacionamento ainda com sonhos de universidade e carreira profissional. Ana já se tornou enfermeira e aguarda Marcelo concluir, no próximo ano, a graduação em Medicina.

Casar mais tarde é comportamento observado também na estatística do Brasil, com idades médias dos cônjuges iguais às do Ceará em 2014. Na última década, o País teve elevação média de três anos na idade dos cônjuges. Nos estudos realizados em 1974, 1984 e 1994, a tendência era de homens de 26 anos e mulheres de 23 anos na data do registro de casamento civil. (Do O Povo Online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário