domingo, 14 de junho de 2015

QUIXERAMOBIM ENCERRA A FESTA DO SEU PADROEIRO

Há 303 anos, com o desembarque de Antônio Dias Ferreira, em um lugar qualquer da Colonia do Siará, às margens do outrora Rio Ibú, iniciava a epopeia da religiosidade de um povo que se ajuntaria naquele lugar! Edificada sob a égide do cristianismo, tendo como ícone a ‘Santa Cruz’, referendada pela devoção do colonizador de nacionalidade portuguesa, um jovem rico, solteiro, conterrâneo, afilhado e devoto do ‘Glorioso Santo Antônio’. Esses são recortes temporais da História desse lugar comum, conhecido pela fibra, a lida, a devoção e religiosidade de seus moradores; já foi Ibú, Fazenda de Santo Antônio do Boqueirão, Vila de Campo Maior e depois Quixeramobim, hoje localizada na região do sertão central do estado do Ceará.                           
Fotos Valmir Holanda Quixeramobim
INTERIOR DA IGREJA MATRIZ 




                                                     IMAGEM DE SANTO ANTÔNIO

necessidade.tradição na festa do Padroeiro, mas este ano, devido a situação econômica do País, esse hábito virou uma 

Adicionar legenda

Ao lado do curral e da casa da fazenda, marco desse registro e documento histórico, o colonizador mandou construir uma capelinha em devoção e agradecimento, ao que seria anos mais tarde o padroeiro do lugar, Santo Antônio de Pádua. Muitos anos se passaram, muitos já se foram, muitas festas em louvor a fé e devoção do Padroeiro já foram realizadas. 

    

O que permanece até os dias atuais é a alegria de um povo que a cada ano se reúne, venha de onde vier, para nessa cidade altaneira conforme a letra de seu hino, celebrar o dom da vida, bem como o reencontro de velhas e novas amizades.


 Um “shopping ao ar livre”: É como são vistas pela população as barracas instaladas no Centro de Quixeramobim em decorrência dos festejos do Padroeiro Santo Antônio.


Como de costume, no último dia da festa, 

 vídeo do encerramento da festa de Santo António em Quixeramobim. CoMo foi na sua cidade ou no seu estado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário