sábado, 9 de maio de 2015

Reservatórios do NE com 26,8%


1O Operador Nacional do Sistema (ONS) elétrico divulgou ontem, a primeira revisão das estimativas de volume de chuva e nível de reservatório para o mês de maio, com uma perspectiva mais negativa para o Nordeste. A Energia Natural Afluente (ENA) da Região deve ser equivalente a 59% da média histórica, abaixo dos 67% previstos na semana passada.
Os reservatórios terminarão o mês com o equivalente a 26,8% da capacidade de armazenamento, inferior aos atuais 27,10%. Na semana passada, o ONS projetava que o nível dos reservatórios terminaria o mês com o equivalente a 28,7% da capacidade de armazenamento.
Para o Sudeste/Centro-Oeste, responsável por 70% da capacidade de armazenamento de água do Brasil, a perspectiva é mais positiva. A ENA da Região deve ser equivalente a 100% da média histórica para meses de maio. Na semana passada, a projeção era de afluências equivalentes a 93% da média de longo termo (MLT).
Confirmada a projeção, o nível dos reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste chegará ao dia 31 de maio com o equivalente a 36,5% da capacidade de armazenamento, 0,3 ponto porcentual acima da marca divulgada na semana passada.
No Norte, a ENA para maio é estimada em 82,5%. No Sul, a ENA prevista foi reduzida de 115% para 107%. Maio é o primeiro mês do chamado período seco, que vai até outubro. Para que não haja risco de desabastecimento de energia em 2015, o nível dos reservatórios do País não pode cair abaixo de 10%.
Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário