terça-feira, 19 de maio de 2015

Agricultores bloqueiam CE-060, na cidade de Choró e pedem antecipação do Seguro-Safra

manifestacao_agricultores
O governo federal reconheceu ontem (18), em portaria a situação de emergência 67 municípios cearenses afetados pela seca.
Aproximadamente 200 agricultores do município de Choró, no Sertão Central cearense, estão bloqueando a CE-060, em frente à Câmara Municipal de vereadores, em protesto contra a falta de medidas eficaz para o combate a seca na região. A sessão que ocorreria nesta terça-feira, 19, foi suspensa. 
O movimento é articulado pelo Sindicato da Agricultura Familiar de Choró- Sintraf, com finalidade de denunciar a triste situação vivenciada pela classe. Eles querem a imediata antecipação do seguro sagra; perfuração de poços profundos e mais carros-pipas para as suas comunidades. De acordo com a Agência Brasil, o governo federal reconheceu ontem (18), em portaria publicada no Diário Oficial da União, a situação de emergência 67 municípios cearenses afetados pela seca. No dia 29 de abril, o governo do estado decretou emergência nessas cidades, entre as quais, Choró, na região do Sertão Central. 
O Ceará enfrenta, em 2015, o quarto ano de estiagem. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) a quadra chuvosa – período de chuvas no Nordeste – foi abaixo da média e não conseguiu repor a capacidade hídrica dos reservatórios. Segundo o Portal Hidrológico do Ceará, dos 151 reservatórios monitorados, apenas seis estão com 90% de sua capacidade. No total, o Ceará conta com apenas 19,7% da capacidade de seus açude
Revista Central: 
s.

Nenhum comentário:

Postar um comentário