sábado, 7 de fevereiro de 2015

Crise Anunciada: Sede de Quixeramobim deverá ser abastecida por carro pipa nos próximos meses

                                                                  Foto  Valmir
O município de Quixeramobim vem passando por uma grande crise hídrica. O açude Fogareiro, principal reservatório, conta com menos de 3% de sua capacidade, e deve ficar nos próximos meses com a sua água impropria para o consumo humano.

O Jornal Diário do Nordeste trouxe nesta quinta-feira, 05, a notícia de que em breve além da zona rural, a sede do município de Quixeramobim deverá ser abastecida com carros pipas. A informação é do presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Expedito José do Nascimento, que voltou a demonstrar preocupação não apenas com a falta d'água para consumo humano, mas também para o rebanho. Segundo a Defesa Civil do Estado, a Operação Carro-Pipa já está presente em 54 cidades, mobilizando 174 veículos, atendendo cerca de 280 mil pessoas.

O presidente da Aprece, que tomou posse do cargo no último dia 30, lembrou que nesta mesma data reuniu-se com o governador Camilo Santana, ocasião que pediu maior atenção para a questão hídrica no Estado.

"Mostramos que, se o problema ainda não é alarmante na Capital, o interior já vive momentos de agonia pela falta d'água", disse Expedito. Ele manifestou ao governador a preocupação que agora se concentra nas sedes, onde será preciso o socorro dos carros-pipas, o que representará em mais custos e recursos do poder público.

Expedito aponta que o monitoramento dos níveis dos açudes chega a ser desesperador no Sertão Central e até no Vale do Jaguaribe. Em Piquet Carneiro, cidade onde é prefeito, o açude São José II, com capacidade para 29 milhões de metros cúbicos de água, está hoje com apenas 1,92% de suas reservas.

Segundo o jornal, outras sedes de municípios devem contar emergencialmente com fornecimento de água por carro pipas. Além de Quixeramobim, Mombaça, Piquet Carneiro, Crateús, Canindé, General Sampaio e Jaguaretama, o colapso de água na área urbana ou já está instalado ou é questão de um ou até dois meses, em vista da redução dos níveis dos reservatórios que abastecem as cidades.

Em Senador Pompeu, o açude Patu, que também abastece Milhã, está com 12% da sua capacidade. A barragem Serafim Dias, que atende a cidade de Mombaça, está com 8% e Acopiara vem sendo servida pelo Trussu, em Iguatu, por meio de adutora de engate rápido, após o reservatório Raimundo Moreira ter chegado ao volume morto. "Essas são medidas emergenciais, mas acreditamos que a prioridade também deva ser a perfuração de poços profundos, instalação de mais adutoras e a conclusão das obras da Transposição", disse o presidente Aprece. Segundo ele, o argumento de contingenciamento dos recursos federais em vista da crise econômica do País não pode servir de pretexto para interrupção ou adiamento da conclusão da obra. "Essa é a prioridade número um, pois a sobrevivência do ser humano vai depender desta água", ressaltou.

Para tanto, a Aprece deverá marcar ainda neste mês uma reunião com a bancada cearense no Congresso Nacional, no sentido de unir forças para que não haja interrupção nos investimentos previstos para as obras estruturantes. Expedito informou que, por isso, já manteve um contrato preliminar com o líder do governo na Câmara Federal, o deputado federal José Guimarães.

Em agosto de 2014, vários meios de comunicação anunciaram a confirmação da construção de uma adutora, a qual captaria água do Açude Pedras Brancas, em Quixadá, para suporte hídrico da cidade de Quixeramobim.

Na época, a construção da adutora de engate rápido teve um estudo de que custaria em torno de R$ 20 milhões e deveria ser concluído ainda em dezembro de 2014. Sem a adutora, em breve a população da sede de Quixeramobim deverá ser abastecida através de carros pipas, relembrando cenas ocorridas no ano de 1993, quando o principal reservatório daquela época, a Barragem Quixeramobim, veio a secar tornando-se um grande poço de lama.

O site "O Sertão é Notícia" entrou em contato com o Diretor do Saae de Quixeramobim, Ronilson de Paula. Por telefone o mesmo disse que ainda este mês a barragem receberá uma nova carga do Açude fogareiro. “A previsão repassada para o Saae é que essa recarga da barragem deverá abastecer a sede de Quixeramobim até o começo maio, e devemos trabalhar a conscientização das pessoas para economizar, pois quando mais houver economia de água, mas esse prazo aumenta”, comentou. Ronilson também falou que uma das medidas será o corte do fornecimento de água por no mínimo 24 horas e que uma bateria de poços profundos serão cavados na sede, próximos à casa de bombas e nas escolas, além de alguns bairros.  “Cerca de 30 poços serão cavados, e continuamos em busca de recursos para a construção da adutora que vais trazer água do Açude Pedras Brancas”, completou.

Na manhã desta quinta-feira, 05, o SAAE de Quixeramobim em Parceria com os Alunos do Curso Técnico em Vigilância em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará, realizaram a 1ª Caminhada em prol do Uso Racional da Água. A mobilização contou com a participação de várias Instituições Escolares da Rede Pública e Privada, membros das Secretarias Municipais, COGERH, Autarquia de Trânsito, representante da Defesa Civil – Exército Brasileiro e populares. O principal objetivo do evento foi a conscientização das pessoas para o uso racional da água.

Com informações do jornal Diário do Nordeste

O site "O Sertão é Notícia" 

Nenhum comentário:

Postar um comentário