sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Açude Trussu está no seu pior nível nos últimos 11 anos


Medidores que estavam debaixo da água, agora podem ser vistos. Foto: Alex Santana/Iguatu.net
Medidores que estavam debaixo da água, agora podem ser vistos. Foto: Alex Santana/Iguatu.net
O açude Trussu possui atualmente apenas 44,60% da sua capacidade dados da última medição realizada pela Cogerh e o Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe.
O medidor da parede do açude demonstra que a cada mês a lâmina de água recua cerca de 36 centímetros, neste mês de janeiro foram mais de 5 milhões metros cúbicos de água reduzidos do açude.
E os efeitos desta diminuição do volume de água no açude Roberto Costa já são bem visíveis, ilhotas que estavam submersas começam a surgir, galhos de árvores também começam a aparecer e sinalizam uma preocupação para os navegantes que utilizam o local com seus barcos.
A nossa reportagem esteve no local com o representante do SAAE e do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe, Mauro Sampaio, onde afirmou que esta situação atual do açude Roberto Costa é a pior nos últimos 11 anos.
“É uma situação preocupante, para o simples cidadão que chegar aqui e observa este espelho de água acha que tudo está bem, mas não é assim, é perigosa e precisa de um acompanhamento constante, estamos no sinal amarelo. Só estivemos com um nível deste em meados de 2003 e 2004 antes da sangria que aconteceu este ano”, disse.
Para Mauro Sampaio o risco de um racionamento na cidade está afastado mas em 2016 será complicado caso não venham as chuvas, “ temos condições de abastecer a cidade em 2015, mesmo sem um inverno bom como está previsto, mas no prognóstico da COGERH em 2016 no dia 31 de janeiro poderemos estar apenas com 25% da capacidade hídrica, isto será terrível para todos nós, mas lembrando que isto poderá acontecer caso as chuvas não venham, então o racionamento será inevitável”, enfatizou.
“ Não podemos esperar que a água acabe para depois pensar em racionar, o momento agora é de economizar, cobrar dos amigos uma atenção maior, nos tempos de hoje é inadmissível que alguém lave as calçadas com água, ou esteja esbanjando o nosso líquido lavando carros nas ruas da cidade, é momento de reflexão”, finalizou.
Galhos de árvores que estavam debaixo d'água e ilhotas começam a aparecer. Foto: Alex Santana/Iguatu.net
Galhos de árvores que estavam debaixo d’água e ilhotas começam a aparecer. Foto: Alex Santana/Iguatu.net
Mombaça
Além de abastecer Iguatu e Acopiara o açude Trussu poderá beneficiar a população de Mombaça é o que a nossa reportagem identificou nesta semana onde em contato com o prefeito daquele município, Ecildo Filho, “ é uma das opções sim que temos mas nada está definido”, esta foi a resposta do gestor a uma pergunta sobre o pedido para a construção de uma adutora até o açude Roberto Costa.
Em contato com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos o diretor regional de Iguatu, Lauro Filho afirmou que não existe projeto pelo governo para que isto aconteça, pois na visão da entidade Mombaça possui mananciais mais próximos qrtagem:ue poderão abastecer a cidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário