terça-feira, 17 de junho de 2014

Internet de fibra ótica tem crescimento anual de 12% ?


Agilidade e rapidez são algumas das promessas que empresas do setor de banda larga oferecem aos clientes que, na busca por tais elementos, investem cada vez mais nos serviços. No Cariri, a fibra ótica, uma das tecnologias mais avançadas no quesito, já está em funcionamento em quase toda região, apresentando crescimento anual médio de 12% de clientes que contratam serviços de Internet.
Segundo o analista de sistemas, Danillo Ferreira, a tecnologia tem conquistado o mundo pelo fato de não sofrer interferência eletromagnética devido ao seu material isolante, que é constituído de vidro ultrapuro ou plástico, por exemplo. Além disso, sua estrutura é fina e flexível, composta por capa protetora, interface e núcleo. Tais características dificultam a distorção do sinal, o que a torna um meio seguro para o transporte de dados.
Conforme explicou, umas das características da fibra ótica é a maior capacidade na transmissão dos dados, que pode chegar, assim como apontam os testes, a super-velocidades de Gigabites por segundo. Hoje, uma conexão de banda larga chega a atingir até 10 Megabites por segundo, considerada aos padrões atuais, uma alta velocidade.
Entre as empresas que atuam na região, a Brisanet tem planos de estender os serviços para TV e telefonia. A tecnologia local, segundo o assessor de comunicação da empresa, é a mesma disponível em grandes cidades.
Em âmbito nacional, o Governo pretende expandir os serviços para todo o território. Nos próximos cinco anos, como afirmou o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, 95% dos municípios brasileiros precisam ter a cobertura com fibra ótica. Segundo ele, tal reforço é necessário para que o país aumente sua cobertura e qualidade de transmissão, o que contribuirá para a diminuição dos preços ao consumidor.
Saiba mais
Além de ser útil nas telecomunicações, a fibra ótica também é utilizada em outros setores. Na medicina, ela é usada para conduzir lasers de alta potência para cauterização de artérias e tecidos em cirurgias, Já em serviços, ela está nos leitores dos códigos de barra dos produtos.
Fonte: Jornal do Cariri

Nenhum comentário:

Postar um comentário