sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

                                         As chuvas estão de volta ao estado do Ceará,
 castigado impiedosamente pela maior seca dos últimos 50 anos. Na madrugada dessa sexta-feira, dia 20 de dezembro de 2013, começou a desfiar uma boa chuvinha na cidade de Quixeramobim, região centro do estado do Ceará. Até as 07 h, de hoje, o pluviômetro registrava chuva de 28 milímetros. No dia de ontem (19/12), tiveram inicio as precipitações pluviométricas, com uma intensidade de 05 milímetros. Nessa sexta-feira, recebemos informações de que está chovendo em Quixadá, Banabuiú, Choro, Madalena, Itatira, Senador Pompeu, Pedra Branca e Boa Viagem. A expectativa por conta do tempo promissor é de que as chuvas vão perdurar pelas próximas 48 horas, dessa forma, aumentando a satisfação de todos os cearenses.

De acordo com a Funceme, as chuvas estão caindo com maior intensidade na região do Cariri Cearense. Informa que as maiores chuvas ocorreram nas cidades de: Barro 167 mm, Abaiara 122, Milagres 120, Cedro 111, Brejo Santo 108, Umari 108, Mauriti 101 e Jati 100 milímetros. Na tarde de ontem, técnicos da Funceme, e também do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), estiveram reunidos, por meio de videoconferência, para a troca de informações meteorológicas, análises de dados coletados por boias oceânicas, postos de observação, navios, satélites e ainda avaliações de modelos com temperatura superficial das águas do Oceano Atlântico.
                                                                     Prognóstico


Por volta do próximo dia 20 de janeiro de 2014, a Funceme vai divulgar o primeiro prognóstico para a quadra invernosa de 2014. A cada mês, os dados serão atualizados. "Até março é comum ocorrer mudanças significativas", explica Fritz. "Dessa forma o modelo atual pode variar em fim de janeiro e nos meses seguintes". "Um dos dados mais importantes é a localização da Zona de Convergência Intertropical, que favorece a ocorrência de chuvas no Ceará.

Além das chuvas no Sul do Ceará, houve precipitações isoladas em municípios dos Inhamuns e do Sertão Central: Aiuaba (14mm), Arneiroz (3mm), Saboeiro (2mm), Campos Sales (23mm), Monsenhor Tabosa (8mm) e Quixadá (6mm).

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iguatu, Natália Feitosa, observou que nos últimos dias, o tempo permanece nublado e que a esperança de um bom inverno renasce no coração dos agricultores. "Historicamente, coincidência ou não, os anos que terminam em quatro são de cheias ou de boas chuvas", disse. "Vamos torcer para que isso se repita em 2014".

Nenhum comentário:

Postar um comentário