sábado, 13 de abril de 2013

Defensor Público Júlio Cesar é considerado como um dos mais atuantes do Estado

juliocesaraatendendo
O expediente do Defensor é puxado. Júlio César atua como Defensor Público na 2ª e 3ª Vara.

O supervisor do Núcleo da Defensoria em Quixadá, Júlio César Matias Lobo, foi o entrevistado da semana do Projeto Defensor em Pauta. Júlio César foi nomeado Defensor Público com apenas 24 anos de idade, logo após se formar em Direito pela Faculdade Christus.
Na época, Júlio César também prestou concurso para Analista da Justiça Federal. Foi aprovado, mas na segunda fase teve que optar porque foi chamado para assumir o cargo de Defensor.
Nascido e criado em Quixadá, Júlio César foi morar na Capital para estudar Direito. Foi bolsista do FIES e da Faculdade Christus. “Conheci a Defensoria Pública enquanto Instituição durante o curso e me apaixonei. Uma das maiores incentivadoras foi a Defensora Geral Andréa Coelho, na época minha professora e coordenadora do curso de Direito”.
Júlio César Lobo tomou posse no dia 25 de novembro de 2008 e foi designado para atuar em Quixadá. “Voltar pra casa para trabalhar naquilo que gosto foi um presente pra mim”. Ele conta que não quer mais sair da Comarca porque, além de estar perto da família, já criou um vínculo afetivo com a comunidade local. “Já atuo como Defensor em Quixadá há mais de 4 anos. Como a Defensoria Pública está sendo muito valorizada, eu recebo esse reconhecimento da população e isso é muito gratificante”.
De acordo com o relatório anual da Corregedoria, o Defensor Público Júlio César Lobo foi um dos Defensores Públicos que obtive maior produtividade em 2012. Sem dúvida esse resultado é reflexo da satisfação em trabalhar na Comarca de Quixadá. “Estou realizado como profissional. Voltei pra minha terra pra fazer o que sempre sonhei: ser Defensor Público”.
O expediente do Defensor é puxado. Júlio César atua como Defensor Público na 2ª e 3ª Vara. É professor do curso de Direito da Faculdade Católica Rainha do Sertão das disciplinas Direito Processual e de Sucessões. E ainda é coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade.
Júlio César terminou a Pós-Graduação em Direito do Trabalho e Processo Trabalhista na Faculdade Christus e relata que deseja fazer mestrado, pois não quer deixar de lecionar. “Hoje sou eu quem incentiva os alunos do Direito a seguirem também a carreira de Defensor Público”.
Conheça um pouco mais o Defensor Público Júlio César Matias Lobo:
*Como é sua rotina de trabalho? 
Início o expediente de atendimento ao público por volta  das 08h00min e finalizo por volta das 13:00. Retorno do almoçou por volta das 14:00 e permaneço na Sala da Defensoria Pública até o final do expediente, que ocorre por volta das 17:30. Nas sextas, não há atendimento ao público, exceto caso de urgência, tais como fornecimento de medicamento, execução de alimentos, réu preso, recursos, habeas corpus etc.
*Quais os casos mais frequentes no atendimento? 
Ação, execução e revisional de alimentos, guarda judicial, interdição, divórcio, registro de óbito tardio, pedidos de relaxamento de prisão, liberdade provisória, habeas corpus. No interior, o trabalho do defensor público é bem diversificado.
*Como é a convivência com a comunidade? 
Muito boa. Realizamos costumeiramente audiências públicas, mediações e conciliações, além de participar de diversos eventos públicos  realizados na cidade de Quixadá. Vários são os convites para participar de audiências públicas nas comunidades, órgãos públicos e entidades privadas. A atuação extramuros é uma excelente oportunidade de aproximação e divulgação do trabalho desenvolvido pela defensoria pública.
*O que aprendeu com a convivência com os assistidos? 
Muita coisa boa. Essa aproximação permite uma melhor compreensão do problema e das necessidades da população carente, cuja convivência permite moldar o comportamento funcional do defensor público, tornando-o cada vez mais humano e sensível aos problemas dos outros.
*O que é ser Defensor Público? 
É ser um pacificador social comprometido com os ideais de justiça, cidadania e solidariedade. É estar sempre atento para que os mais pobres tenham  
seus direitos respeitados e efetivados.
* O que achou do projeto 'Defensor em Pauta'? 
Inovador e motivador, pois o defensor  público sempre tem o desejo de ter seu trabalho reconhecido.
*O que é mais desafiador na carreira de Defensor Público? E o que é mais gratificante?
São muitos os desafios, mas o que me motiva e desafia é crer na ideia de que nenhum pobre será privado de seus direitos por falta de um defensor público que o represente. Proteger os pobres como uma missão e não como um dever funcional. O mais gratificante é ser reconhecido pelo trabalho realizado, e que a Defensoria Pública é uma instituição que séria, atuante e eficiente.
*O que significou os prêmios/comendas  que recebeu? Qual considera o (a) mais importante? 
Importantíssimos e motivadores. Representam um incentivo e um norte. O mais importante foi o título de benfeitor quixadaense concedido pela Câmara  
Municipal de Quixadá.
*Que conselho daria para acadêmicos de Direito que desejam ingressar na Defensoria Pública? 
A Defensoria Pública é a instituição que mais se aproxima dos ideais de justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário