terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Linhas de celular no Ceará superam população em 20%



O Ceará fechou o ano de 2012 com 10,28 milhões de linhas ativas de celular. O número representa uma elevação de 10% na comparação com o ano anterior, quando havia 9,34 milhões de linhas de telefonia móvel. O número já supera a população do Estado, que é de 8,4 milhões, em 20%. Os dados foram divulgados ontem pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A expansão do Ceará superou a nacional, que foi de 8%. No País, o número de linhas passou de 242,23 milhões para os 261,7 que fecharam o ano passado. No Nordeste, o Ceará ocupa a terceira colocação em número de linhas, superada por Bahia (17,13 milhões) e Pernambuco (11,83 milhões).


A teledensidade cearense ficou em 120 acessos por 100 habitantes. E essa diferença pode ser ainda maior nos próximos anos quando a universalização dos celulares se efetivar também nas cidades de interior, segundo o professor do departamento de telemática do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Glaucionor Oliveira.

“É tendência no mercado essa necessidade de ter mais de um acesso para baratear”, disse. Oliveira explicou que não só as pessoas físicas aderem a mais de um chip, mas é uma prática cada vez mais recorrente em empresas. A necessidade das pessoas não é apenas de falar, mas também de acessar dados. A portabilidade numérica é outra possibilidade, lembra Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário