sexta-feira, 7 de dezembro de 2012


   

Madalena 
SDA realiza Dia Especial da Palma Forrageira 



O Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), realiza dia especial da palma forrageira em Madalena. Será nesta sexta-feira (7), a partir das 8h da manhã, na comunidade de Cajazeiras. O evento contará com a presença do secretário da SDA, Nelson Martins, profissionais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), do Instituto Agropolos e especialistas em palma forrageira.

O objetivo é divulgar a palma forrageira como reserva alimentar para o rebanho cearense e destacar  as propriedades nutricionais da planta, que pode ser utilizada para alimentação animal e humana também. A ação terá o apoio da Secretaria de Agricultura de Madalena.

A atividade será composta por quatro estações expositivas onde os agricultores e visitantes vão receber orientações sobre o cultivo da palma, dicas sobre os tratos culturais da planta, palma na alimentação animal e na alimentação humana. Os visitantes vão poder degustar várias receitas alimentares produzidas a partir da palma forrageira.

Na ocasião, o Projeto Hora de Plantar vai distribuir mudas da planta para agricultores de Madalena e municípios vizinhos. O secretário Nelson Martins vai entregar o certificado do Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem) para seis produtores de mudas de palma, residentes no município de Madalena. O registro é concedido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O coordenador estadual da Pecuária, Márcio Peixoto, destaca que o Governo do Estado já distribuiu mais de 15 milhões de raquetes de palma forrageira para os agricultores cearenses. “Para a safra 2012/2013, a SDA já possui 1,2 milhão mudas de palma e vai adquirir mais 3 milhões de raquetes para distribuir aos agricultores cadastrados no Hora de Plantar”, frisou.

De acordo com o coordenador da Agricultura Familiar, Itamar Lemos, o Projeto Hora de Plantar vai distribuir as mudas de palma em dezembro e janeiro. Os produtores interessados em adquirir as raquetes devem procurar a Ematerce e o Agropolos. “Vamos investir em todo o Estado, principalmente nas regiões com maior potencial agropecuário”, comentou.

Serviço:
Dia Especial da Palma Forrageira
Local: Comunidade Cajazeiras, em Madalena/CE.
Data: 7 de dezembro, a partir das 9h da manhã
Postado por: Jornalismo 
FOTOS  VALMIR   HOLANDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário