quarta-feira, 4 de julho de 2012

Nova Ford Ranger: mais um rival na briga de picape grande



Ano das picapes traz mais uma : a Ranger, veículo global, nas concessionárias somente em agosto
No final do ano passado foi a Toyota Hilux. No início deste ano, a Chevrolet S10. Logo em seguida, Nissan Frontier e Mitsubishi L200. A Volkswagen Amarok desembarcou com seu câmbio de oito velocidades.

Agora chegou a vez da Ford revelar a nova geração da picape Ranger, na cidade de Salta, noroeste da Argentina, cercado pela Cordilheira dos Andes e do deserto andino.

Nova mesmo. Plataforma, motores, interior e design foram totalmente modificados. O desenvolvimento do projeto foi feito na Ford Austrália. Mas os motores e a suspensão foram recalibrados para se adaptar a cada mercado, tendo em vista que ela é produzida em três continentes - Ásia, África e América, para venda em mais de 180 mercados. "A suspensão foi desenhada para atender o mundo inteiro e a calibração é específica para cada região", garantiu em entrevista o diretor de desenvolvimento de produto da Ford, Milton Lubraico.

A Ranger que estará nas lojas Ford do Brasil é produzida em Pacheco, Argentina, e a multinacional divulgou que investiu US$ 1,1 bilhão na criação da plataforma global do veículo.

Confira vídeo



A picape tem três opções de motores: 2.2 litros a diesel, 2.5 litros flex e 3.2 litros diesel. Câmbio manual (6 velocidades para os motores a diesel e 5 velocidades para motor flex) ou automático (6 velocidades), no motor 3.2 diesel e modos de troca econômico, esportivo ou sequencial.

O motor a diesel mais potente, 3.2 litros, é um cinco cilindros e turbo de geometria variável. Seu torque é de 470 Nm. Sua autonomia é de 1.000 km. O consumo médio divulgado pela Ford: 12,8 km/l.

Já o motor bicombustível é um quatro cilindros que tem 173 cv de potência quando abastecido com etanol e 168 cv com gasolina. Seu torque é de 243 Nm e 236 Nm com etanol e gasolina, respectivamente, e comando de válvulas variável. O motor 2.2 litros a diesel tem 125 cv de potência e é direcionado para frotistas.

Valores
Os preços varia de R$ 61.900 (cabine simples) a R$ 130.900 (cabine dupla com câmbio automático, a diesel).

O sistema de tração não é full time. O seletor eletrônico de tração, com troca de modo 4x2 para 4x4 pode ser feito quando em até 120 km/h. Os modos de tração são 4x4 normal e reduzida, com diferencial traseiro blocante. Sua caçamba tem capacidade de carga de 1 tonelada (cabine dupla) e 1,4 tonelada (cabine simples).

Freios ABS, EBD, seis airbags, ar-condicionado dual-zone (mas sem saída de ar para quem vai no banco traseiro), rodas de 16 e 17 polegadas, dependendo da versão, 23 porta-objetos.

A Ford caprichou no interior da picape. Console, painel e computador de bordo facilitam a vida do condutor e de quem estiver na cabine. Atrás, espaço para três pessoas com folga.

Impressões
Um test-drive curto, onde quatro jornalistas dirigiram cada um 20 km. Em 80 km de percurso, testamos o modelo LTD, a diesel, com câmbio manual. Em trilha on road e off-road, o desempenho do motor da nova Ranger é digno de elogios. Torque, boas retomadas e conjunto câmbio e motor competente.

A relação peso-potência para o modelo que testamos agradou. O ponto negativo ficou para o encaixe das marchas do câmbio: não eram de fácil engate. No off-road, em passagens molhadas, locais com areia e terra - típicas do deserto andino -, a Ranger saiu com louvor. Não tivemos acesso a picape com câmbio automático. Fica para outra vez.

Apesar do lançamento do inédito motor flex, a única versão oferecida para o teste era equipada com motor 3.2 (diesel) e câmbio manual. Curiosamente, tratava-se de uma Limited, que não será vendida no Brasil - por aqui, apenas a versão XLT traz a combinação motor 3.2 e câmbio manual.

A flexibilidade é outro ponto marcante da picape. Ela tem grande capacidade de carga. A linha conta com nove opções de cores. São cinco perolizadas - preto Gales, azul Mônaco, azul Aurora, cinza Ubatuba e cinza Novara; duas metálicas - prata Geada e prata Atenas; e duas sólidas - branco Ártico e vermelho Bari.

Segurança
Suas tecnologias de segurança passiva incluem airbags para o motorista e passageiro da frente, a disponibilidade de airbags de cortina para proteção da cabeça e airbags laterais nos bancos da frente para proteção do tórax, cintos de segurança com pré-tensionadores e limitador de carga e a aplicação de materiais de absorção de energia no assoalho, painéis e coluna de direção.

No final de julho a Ranger chega ao Brasil e para o público em agosto. Vai ser briga de picape média, mas grande.

Ficha técnica
Motor: 2.2 l (diesel)/2.5 l (flex)/3.2 l(diesel)

Potência: 125cv /173 cv/200 cv

Transmissão: Manual (6 ou 5 velocidades)/Automática (6 velocidades)

Tração: 4x2, 4x4, 4x4 reduzida

Caçamba: 1 tonelada (cab.dupla)/1,4 tonelada (cab. Simples)

Freios: ABS com EBD nas quatro rodas

Airbags: seis (frontais, laterais e de cortina)

Ar-condicionado: Automático digital dual zone

Tela colorida: LCD 4,2 polegadas, sem GPS

Bancos: Ajuste elétrico em 8 direções específicas

Computador de bordo: 7 funções

Sensor: de estacionamento traseiro

Farois: ajuste elétrico de altura e acendimento automático

Sensor de chuva: velocidade variável

Piloto automático: e controle de áudio no volante

Sistema de som: entradas USB e iPod, com Bluetooth

Preços: R$ 130.900 (LTD, 4x4 a diesel, automática)

R$ 120.400 (XLT 4x4 automática)

R$ 114.900 (XLT 4x4 mecânica)

R$ 106.900 (XLS 4x4 mecânica)

R$ 97.900 (XLS 4x4 cab. simples)

R$ 77.900 (XL, 2.2 diesel, mec.)

R$ 67.600 (XLS, 2.5 flex, 4x2, mec)

R$ 75.500 (XLT, 2.5 flex, 4x2, mec)

R$ 87.500 (LTD, 4x2, mec)

R$ 61.900 (XLS, cab. simples, 4x2, mec)

Versões: LTD, XLT, XLS, XL

Cabines: Simples ou dupla

Fabricação: Pacheco, Argentina

Fonte: Ford
ANDRÉ MARINHO*EDITOR
O editor viajou a Salta (Argentina) a convite da Ford

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