quarta-feira, 4 de julho de 2012

MMA 
De Quixadá para o mundo 

Após conquistar a primeira edição do reality show The Ultimate Fighter (TUF) Brasil, o cearense Rony Jason já traçou um novo objetivo para sua carreira. Em entrevista exclusiva ao O POVO, por telefone, o atleta de Quixadá garantiu que não vai deixar o sucesso subir à cabeça. No entanto, faz questão de dizer que seu foco agora é conquistar o cinturão dos pesos-penas do Ultimate Fighting Championship (UFC), que hoje é do brasileiro José Aldo. Se chegar lá, o lutador de 27 anos será o primeiro cearense a sagrar-se campeão no maior evento de MMA da atualidade.

O POVO: Já caiu a ficha de que você é o primeiro campeão do TUF Brasil?
Rony Jason: Não. Acho que só vai cair quando eu chegar na minha terra, Quixadá, e ver que o que eu conquistei foi fruto do meu trabalho. Treinei muito para chegar lá. Mas estou com os pés no chão e não vou deixar isso subir à minha cabeça.

OP: Você conviveu numa casa com outros 15 atletas que tinham sonhos iguais aos seus, de chegar ao UFC. Que lições você tirou do reality show?
Jason: Foi uma experiência única. É muito difícil ter que conviver com uma cara que pode ser seu adversário de luta no dia seguinte. Ainda mais treinar com ele. Era complicado até para estudá-los. Não dava tempo de montar estratégia porque as lutas eram quase uma em cima da outra. A principal lição que tiro é: respeitar o seu adversário acima de tudo. Perdi o Carnaval, mas valeu a pena.

OP: No programa, você teve que lutar contra um grande amigo seu, o Gasparzinho. Como reagiria se o UFC escalasse você para lutar de novo contra um grande amigo?
Jason: Seria muito ruim. Já foi difícil lá na casa. Mas eu sabia que, se derrotasse o Gasparzinho, eu teria tudo para chegar ao título. A princípio, não lutaria de novo. Só numa fatalidade, em último caso.

OP: Quando você acredita que fará sua estreia oficial no UFC?
Jason: Estou à disposição. É só mandarem. Queria muito lutar no UFC Rio, que deve ser em outubro. Ficaria feliz, porque hoje moro no Rio de Janeiro e é como se estivesse lutando em casa.

OP: Desde o início do TUF Brasil você fala de Quixadá. Queria que você falasse da sua relação com a cidade.
Jason: Eu nasci e me criei em Quixadá. Com 17 anos, eu fui morar Mossoró (RN) e foi lá que eu fiz toda a minha evolução no MMA. Falo com orgulho de Quixadá por ser uma cidade pequena, que nunca vou esquecer. Sempre que tenho uma folga estou por lá. Mas também não esqueço Mossoró, minha segunda cidade.

OP: Então foi em Quixadá que você começou a praticar artes marciais?
Jason: Sim. Em Quixadá eu fiz até a segunda faixa do jiu-jitsu. O restante, até chegar na faixa preta, fiz em Mossoró. Depois, vi que, como lutador de jiu-jitsu, eu não teria muita condição de sobreviver. Aí entrei para o MMA e estou lá até hoje.

OP: Você recebeu propostas para deixar a Team Nogueira, onde treina hoje, no Rio de Janeiro?
Jason: Sem chance de eu deixar a Team Nogueira. Lá eu fiz todo o meu treino, meu camping para entrar no TUF Brasil. Lá é minha casa. Eles são minha segunda família.

OP: A máscara do Jason virou sua marca registrada. Como surgiu essa associação sua com o personagem?
Jason: Achava bacana o Sakuraba (lutador japonês) entrar nas suas lutas sempre um estilo diferente, com personagens. Um dia vi a máscara do Jason e adotei o personagem. Já vem desde os tempos de jiu-jitsu. Na estreia do UFC, eu não pude entrar com ela, fiquei triste, mas chorei mesmo na hora (da entrada para a luta) foi de emoção. Tava chorando de felicidade.

OP: Você vai seguir lutando na categoria peso-pena ou pensa em mudar?
Jason: Me sinto bem nessa categoria. Quero seguir nos penas e meu objetivo é ser campeão.

OP: Se isso ocorrer, você será o primeiro cearense a conquistar um cinturão no UFC?
Jason: Eu já fiz história na minha cidade. Agora quero fazer história dentro do UFC. Sou um cara que tenho a mente muito focada. Hoje o campeão da categoria é o José Aldo, mas eu vou treinar independente do adversário.

Perfil
Nome: Rony Mariano Bezerra, apelido Jason
Naturalidade: Quixadá
Idade: 27 anos
Altura: 1,67 cm
Peso: 65 kg
Cartel: 14 vitórias e 3 derrotas
Especialidade: jiu-jitsu

Dias de folga

Rony Jason mora hoje no Rio de Janeiro e treina na academia Nogueira Team. Neste momento, curte dias de folga em Mossoró

Volta às origens
Rony Jason deve chegar a Quixadá, sua cidade natal, na próxima sexta-feira, 6. No dia seguinte, 7, será padrinho de um evento

14
Vitórias

É o total de lutas vencidas por Jason. A última delas, contra o cearense Godofredo Pepey, garantiu o contrato com o UFC

7
de julho

Será realizado o 'Arena Wolf Fight', evento de MMA apadrinhado por Jason, no ginásio coberto de Quixadá  (Fonte: O Povo Online ]



Fotos  Valmir

Nenhum comentário:

Postar um comentário