terça-feira, 7 de abril de 2020

Proprietário de eletrônica cria respirador mecânico com materiais reciclados




Em tempos de pandemia do coronavírus, muitas são as ideias que aparecem para ajudar a amenizar o sofrimento das pessoas que estão infectadas com a covid-19. Um dos equipamentos mais desejados por unidades médicas nos últimos meses tem sido os respiradores mecânicos, que ajudam vítimas mais graves a respirarem, quando a doença está em seu estágio mais agudo.

A procura é tamanha que já há falta do produto no mercado mundial. Vendo esta necessidade, o quixeramobinense Antônio Evaldo Gomes, popularmente conhecido como Xavier, dono de uma eletrônica no Bairro da Pompeia, em Quixeramobim, desenvolveu um protótipo de um respirador mecânico utulizando materiais de sua eletrônica, itens simples como peças reutilizadas de um carro e uma moto bros, por exemplo.

Em um vídeo encaminhado ao blog Quixeramobim Agora, Xavier mostra sua invenção. Ele detalha ponto a ponto sua ideia e a forma simples que teve para criar o protótipo. O inventor lembra no vídeo que ainda serão feitas algumas modificações para melhorar o equipamento. "Utilizar materiais de carro e moto não é tão difícil, mas há suas complexidades", revelou no vídeo. Segundo ele, ainda falta uma válvula para controlar a velocidade do motor, para dar um melhor fluxo de controle na saída de ar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário