quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Cerca de 800 kg de óleo cru são retirados das praias de Icapuí no Ceará, diz governo


Desde a chegada da mancha de óleo cru ao litoral cearense, voluntários realizam a retirada do material nas praias atingidas. No município de Icapuí, extremo Leste do Ceará, equipes se reúnem desde segunda-feira (21), quando foi confirmada a presença da mancha, e já retiraram cerca de 800 Kg da substância, segundo a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) do estado.

Desde o fim de agosto e início de setembro, diversas manchas de óleo têm aparecido em praias do Nordeste. Segundo o mais recente balanço do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), divulgado nesta segunda (21), o óleo já atingiu 200 localidades em nove estados da região. Em Fortaleza, os municípios de Beberibe, Aquiraz, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Fortim, Paraipaba, Aracati, Cascavel e agora Icapuí registraram manchas nas praias.

Em nota, a Sema disse ainda que a limpeza foi realizada também por 60 militares da Marinha. O órgão afirmou que detectou uma mancha de grande proporção no mar, vista por meio de uma sobrevoo realizado na terça-feira (22) de manhã.

O pescador Francisco Edgar Junior, de 32 anos, é um dos voluntários que se juntou à corrente solidária formada no litoral de Icapuí nesta terça-feira, 22. O pescador mora a cerca de 30 metros da Praia de Barreiras - o local mais atingido pela mancha no município, e conta que o trabalho realizado resultou na diminuição do material encontrado nesta manhã. “Hoje já amanheceu sem óleo. Outros pescadores não viram a mancha em outros locais também”, afirma.

A diminuição foi observada, ainda, nas praias de Redonda e Ponta Grossa, que foram afetadas em escala menor. A substância encontrada nos dois locais apresentou menor concentração e tamanho reduzido.

O fotógrafo e músico, Gelton Duarte Soares, mobilizou diversas pessoas na cidade para trabalhar retirando o óleo das praias de Icapuí, na segunda (21) e terça (23). "É um trabalho minucioso. Nós conseguimos limpar quase 100% da praia de Icapuí", relata. Segundo o fotógrafo, o grupo de voluntários está de "prontidão e em alerta" para realizar nova limpeza, caso o óleo volte a aparecer na região. (Do G1 Ceará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário