sábado, 28 de julho de 2018

Boa Viagem e Pedra Branca em estado de alerta contra o calazar.


Resultado de imagem para Boa Viagem e Pedra Branca em estado de alerta contra o calazar.

O inimigo agora é outro. Duas cidades vizinhas, no Centro do Estado, Boa Viagem e Pedra Branca, distantes pouco mais de 40 Km, estão entrando em pânico por conta de uma doença que pode ser transmitida de animais para humanos, podendo inclusive causar a morte. Essa enfermidade é a Leishmaniose Visceral, popularmente conhecida por calazar. Depois do Aedes aegypti o combate está sendo contra o mosquito palha, principal transmissor.
Um óbito já foi registrado em cada cidade nas últimas semanas. Houve sacrifícios de cães e muitos comentários nas redes sociais, criticando a matança de 39 cães. O secretário de Saúde do Município justificou a medida extrema. Todos os animais foram diagnosticados com a doença. Uma pessoa morreu no bairro Padre Paulo após ser infectada. Para evitar mais óbitos os agentes de endemias intensificaram os trabalhos de prevenção.
Sobre o sacrifício dos cães, o secretário Wiliam Vaz esclareceu através das emissoras de rádio da cidade, ser adotado com o consentimento dos donos.
Primeiro é realizado o exame. Os agentes do Município foram treinados em abril pela Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa). O objetivo é evitar maiores danos aos demais animais e à população em geral.
Fonte: Mombaça  News.

Nenhum comentário:

Postar um comentário