Produtores da Unileite doaram 3 mil litros de leite em protesto contra políticas de preço do Governo.
Um grupo de 25 produtores de leite em Quixeramobim, associados da União de Produtores de Leite do Sertão Central (Unileite) decidiu apoiar a paralisação dos caminhoneiros no Brasil. Eles doaram três mil litros de leite pasteurizado em dois bairros desta cidade do Sertão Central. O ato, de protesto contra a perda diária de aproximadamente 100 mil litros de leite ocorreu neste sábado (26).
Conforme um dos líderes da manifestação, oprodutor Karlus Martins, representante da Unileite, a paralisação, apesar de justaprovocou um colapsono escoamento do leite oriundo de Quixeramobimmaior produtor do Estado. As duas maiores indústrias do Ceará, a Betânia e a Maranguape não têm mais onde armazenar o produto. As caixas tetra pak e os insumos necessários para embalar o leite estão presas no caminho. Infelizmente o setor estão amargando um prejuízo milionário.
Uma extensa fila se formou rapidamente na antiga Secretaria de Agricultura, no Conjunto Esperança.Muitas crianças entraram na fila para receber o leite distribuído gratuitamente pela Unileite.
secretário de Desenvolvimento Agropecuário, Recursos Hídricos e Meio Ambiente de Quixeramobim, Kolowyskys de Alencar Dantas, participou do ato realizado pela Unileite. Ele confirmou a informação do representante dos produtores. Acrescentou ter recebido informação do diretor da Laticínios Betânia, Bruno Girão, na usina de Morada Nova já estar armazenando 500 mil litrosde leite. Não há como receber mais.
Kolowiskys acrescentou que sua Secretaria auxiliou na articulação de parceiros para a manifestação. A indústria Campo Verde colaborou com a pasteurização e ensacamento do leite distribuído no Conjunto Esperança e no bairro PompeiaCada morador recebeu dois litros. Filas se formaram nas duas áreas residenciais, mas a espera demorou pouco. O ato também serviu para demonstra a insatisfação dos produtores de leite com as políticas de governo em relação à categoria.
Os associados da Unileite se uniram e resolveram doar o leite para a população como protesto.
Caso a paralisação, que neste domingo (27) chegou ao seu sétimo dia, continue, além da falta de combustíveis e de perdas para vários setores produtivos rurais como o de laticínios, começará a provocar o desabastecimento de alimentos na região. Não bastasse isso comerciantes oportunistas estão se aproveitado da situação e elevando o preço das mercadorias.
No bairro Pompeia o caminhão interditou parcialmente a rodovia para distribuição do leite.
Com a escassez dos combustíveis na cidade os proprietários dos postos resolveram lucrar mais.
Fonte: Diário Sertão Central