quarta-feira, 18 de maio de 2016

Deputado Tomaz Holanda sugere criação de núcleos de internação de baixa complexidade nos municípios pólos


O deputado estadual Tomaz Holanda (PMDB), deu entrada no Projeto de Indicação nº 39/16 que sugere a criação de núcleos de internação de baixa complexidade.

O projeto dispõe sobre a criação desses núcleos nos municípios que possuam hospitais pólo no Estado do Ceará. “A saúde pública no Brasil passa por um dos momentos mais críticos fazendo com que o caos se instale de forma crescente nos municípios, vale lembrar que os hospitais de referencia no Estado, localizados em Fortaleza, não suportam mais receber pacientes do interior. Em Quixeramobim, a estrutura física do hospital já se deteriora pela inoperância do mesmo”, disse o parlamentar.

O projeto esclarece que para admissão dos pacientes em Internação de baixa complexidade deverão ser analisados os seguintes aspectos clínicos: Pacientes que apresentem estado clínico que exija acompanhamento médico e tratamento de enfermagem simples e que não corra risco de morte e pacientes que necessitem de tratamento ortopédico simples podendo receber os cuidados necessários nos núcleos de internação.

Segundo Tomaz, as unidades de internação deverão diminuir o fluxo de pacientes nas filas para atendimento nos hospitais localizadas na capital, já que as unidades sugeridas na propositura deverão ser compostas por estruturas físicas, funcionais e logísticas capazes de receber pacientes que necessitem de cuidados menos complexos.

O projeto segue para avaliação da Procuradoria da Assembleia que emitira parecer sobre admissibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário