sábado, 5 de março de 2016

Pássaros e cobras são devolvidos à natureza em Quixadá


Mil animais, entre periquitos, corujas, iguanas, cobras e soins, foram resgatados e abrigados no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) este ano. No mesmo período, aproximadamente 500 bichos que eram tratados pelo centro foram devolvidos à natureza após passarem por processos de reabilitação e readaptação. Ontem, a convite do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), O POVO acompanhou a chegada de sete jiboias e 120 pássaros à caatinga da zona rural de Quixadá, a 158 quilômetros de Fortaleza.

Vítimas do tráfico, em 70% dos casos, os animais se mostraram apreensivos durante a soltura, principalmente os periquitos e as cobras. Já sabiás e galos de campina alçaram voo logo que viram as portas das gaiolas abertas. Somente um galo de campina não conseguiu voar por ainda estar com a perna machucada. Ele voltará ao Cetas e continuará a reabilitação.

“Quando fazemos as solturas desses animais, a gente procura avaliar comportamento. Eles têm de estar, principalmente, em atenção, por causa dos possíveis predadores”, explicou Alberto Klefasz, analista ambiental do Ibama. O órgão faz soltura de animais junto à Semace sempre que percebe que os que foram tratados pelo Cetas estão aptos a voltar à natureza. (Do O Povo Online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário