terça-feira, 1 de março de 2016

Pico da Neblina está mais alto após revisão pelo IBGE

O pico da Neblina, no Estado do Amazonas, ponto mais alto do território brasileiro, ganhou um metro e 52 centímetros de altura a mais após uma atualização realizada pelo IBGE - e que resultou na mudança de altitude de sete pontos culminantes do país. Localizado na cidade de Santa Isabel do Rio Negro (AM), próximo da fronteira com a Venezuela, o pico da Neblina passa agora a ter oficialmente 2.995,30 metros em relação ao nível médio do mar.

O mesmo aconteceu com o pico 31 de Março (também no Amazonas), o segundo ponto mais alto do Brasil. Ele ficou 1 metro e 52 centímetros maior com a atualização. O pico tem 2.974,18 metros de altitude. Em 2004, os técnicos do IBGE baseados em Parada de Lucas, zona norte do Rio de Janeiro, foram enviados para escalar os principais picos do país e medi-los com uso de GPS. Antes disso, os registros eram feitos com barômetro.

Desta vez, porém, o IBGE não voltou aos locais para fazer novas medições. A revisão ocorreu porque o instituto elaborou um novo modelo de software para converter os dados do GPS para o nível médio do mar. Os outros cinco picos ficaram um pouco mais baixos após as atualizações, informou o IBGE na manhã de ontem. (Do O Povo Online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário