sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Coelce registra 59 raios durante chuva de quarta para quinta-feira no Ceará


O Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas da Coelce registrou, durante a chuva ocorrida de quarta-feira (20) para quinta-feira (21), 59 raios em todo o estado. Desde o começo do ano, já foram registrados 6.299 descargas no Ceará.

De acordo com a Coelce, o município de Santa Quitéria foi o município com maior incidência de raios (429) em 2016; seguido de Tabuleiro do Norte, com 280; e Independência, com 267 raios. Em 2015, foram registradas 141.316 descargas atmosféricas em todo o Estado, a maioria delas (9.545) no município de Granja.

A Coelce monitora constantemente as descargas atmosféricas no Ceará em seu Centro de Controle do Sistema (CCS). A atividade tem o objetivo de orientar as equipes de manutenção do Estado sobre ocorrências na rede elétrica provocadas por descargas atmosféricas.

O sistema identifica o local da queda do raio na rede elétrica e também prevê tempestades, minimizando, consequentemente, o  tempo de atendimento das equipes. Além disso, o monitoramento permite identificar as áreas de maior incidência de raios, otimizando a instalação de equipamentos de proteção da rede elétrica contra descargas.

O Sistema de Monitoramento de Raios da Coelce tem acesso gratuito e ilimitado pela internet (www.zeus.iag.usp.br), oferece informações sobre o número de descargas atmosféricas e a situação do tempo em todo o Brasil. (Do G1Ceará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário