quinta-feira, 23 de julho de 2015

Simulador de direção para CNH voltará a ser obrigatório em 2016


1O simulador de direção vai voltar a ser obrigatório para quem pretende tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na categoria B. O recurso começa a ser utilizado em janeiro de 2016, conforme determina a resolução nº 543 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O órgão exige que, pelo menos, cinco das 25 horas de aulas práticas ocorram no aparelho eletrônico.

No ano passado, uma decisão parecida foi readequada após receber críticas das autoescolas, tornando o uso facultativo. “O simulador surgiu de repente, sem nenhum debate prévio. Não havia sequer produto disponível no mercado”, lembra Igor Ponte, superintendente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE).

No Estado, mesmo com a determinação, nunca uma máquina do tipo foi usada na formação de novos motoristas. Hoje, conforme Ponte, a situação é semelhante. “Fomos pegos de surpresa mais uma vez. O debate sobre o uso não foi retomado”, assevera.

O Ministério da Cidades, que coordena o Contran, chegou a informar que o uso obrigatório do simulador seria uma demanda dos próprios departamentos estaduais de trânsito. O superintendente do Detran-CE, no entanto, diz que essa necessidade não partiu do Ceará.

Sem reajuste
Contrário à obrigatoriedade dos simuladores, o presidente do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Veículos do Estado, Wellington dos Santos, afirma que a mudança não deve representar aumento no valor das CNHs no Estado. A previsão é diferente do sugerido no ano passado. Isso porque, pela nova resolução, as aulas no simulador não seriam acrescidas à carga-horária normal e, sim, incorporadas a ela.

“Pode haver boatos de aumento para tentar antecipar alguns clientes, mas isso não é real. A tendência é manter o valor ou até diminuir, já que os simuladores não têm o mesmo gasto de um veículo”, afirma.

Hoje, o preço médio para tirar CNH na categoria B é de R$ 1.500. O valor, porém, varia de acordo com cada centro de formação.

No próximo dia 26, representantes de autoescolas de todo o País se reúnem, em Curitiba, para debater as mudanças.

Saiba mais

Mudanças
A resolução nº 543 do Contran não altera a carga-horária para candidatos que desejam tirar a CNH na categoria B. As atuais 25 horas/aulas permanecem, mas com a seguinte distribuição: 20 horas de aulas práticas em veículo, sendo quatro destas em período noturno. As outras cinco horas são destinadas ao uso do simulador eletrônico.
Acréscimo
Pelas novas regras, que entram em vigor no dia 1º de janeiro de 2016, até três horas/aulas noturnas podem ser substituídas por treinamento no simulador. Assim, o aprendizado, no aparelho, pode somar até 8 horas/aulas na carga-horária total.
Cenário
No Ceará, existem 360 autoescolas registradas pelo Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Veículos. Dessas, 162 estão na Capital.O Povo
Share on twitterShare on emailShare on printMore Sharing Services


Nenhum comentário:

Postar um comentário