quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

MUITA CHUVA NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA, EM PACATUBA OCORREU A MAIOR, 146 MM!


Cidade da Pacatuba - Ceará - Imagem da Internet  


Chove intensamente na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). No Município de Pacatuba, a precipitação atingiu 146 milímetros, uma das maiores já registradas em 2015. Em Itaitinga, no posto de Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), foi registrada chuva de 142 mm. Também ultrapassaram os cem milímetros as ocorrências em Guaiúba (119 mm) e Horizonte (116 mm), conforme dados informados pela Funceme  às 9h35.

Para se ter uma ideia da situação, as dez maiores chuvas registrada nesse instante ocorrerem ou estão acontecendo na RMF. Ao todo, no Ceará, 109 municípios estão sendo banhados desde as sete horas de ontem até o presente instante.

Não há registro ainda em relação às chuvas que caíram em Fortaleza. Entretanto, desde cedo o fortalezense se depara com problemas de congestionamento e com outros transtornos decorrentes do tempo. Segundo o site da Funceme, as precipitações acontecem em virtude de "o setor norte do Nordeste (NE) brasileiro permanecer sob influência de áreas de instabilidade. O Ceará deverá ficar com nebulosidade variável e com chuvas até amanhã". Vale salientar que as previsões colocadas no site dizem respeito somente às próximas 48 horas.

Em outras regiões, como nos Sertões de Canindé, a situação é parecida, para alívio dos sertanejos. Na região, as precipitações ocorreram desde as primeiras horas de hoje, trazendo alegria para moradores da sede e zona rural. Na sede de Canindé, as chuvas começaram às duas horas e só cessaram por volta das 7 horas.

Segundo o agricultor Francisco Tabosa do Nascimento, de 74 anos, choveu também em Paramoti desde a meia-noite. O açude do Joca, que se encontrava seco, pegou dois metros de água.

O motorista João Bosco informou que, na cidade de Itatira, as chuvas começaram por volta das 10 horas da noite e só pararam às 6 horas de hoje. Em Caridade, chove desde a tarde de ontem.  Mesmo chuvas finas animam os rurícolas que se encontram no campo plantando.

O tempo continua nublado em toda a região. Os açudes de pequeno porte estão pegando água, garantindo assim suporte para os criadores de bovinos, equinos, caprinos e ovinos.

Muitos proprietários de fazendas já estão soltando seus animais no pasto, por conta do alimento que brota no campo. Foi o caso de Pedro do Jovem, residente em  Esperança, distrito que fica a 56 quilômetros da sede.

Em Juazeiro do Norte, as chuvas caídas nos últimos dias continuam ocasionando transtornos à população que reside nos bairros periféricos da Cidade. Nas regiões de Betolândia, Novo Juazeiro, Tiradentes, São José e Lagoa Seca, há registros de ruas alagadas por conta da falta de sistemas de drenagens e pelo acumulo de sujeira nas bocas de lobo.

Devido aos problemas, o prefeito do Município, Raimundo Mâcedo, decretou, há alguns dias, estado de emergência em Juazeiro do Norte. Desde a última semana, ações de recuperação de vias públicas estão sendo realizadas pelo setor de infraestrutura do Município. Na região da Zona Norte, há também registro de boas chuvas.


* As 10 maiores chuvas por municípios no dia:

- Pacatuba: 146.0 mm

- Itaitinga: 142.0 mm

- Guaiúba: 119.0 mm

- Horizonte: 116.0 mm

- Cascavel: 78.0 mm

- Aquiraz: 70.0 mm

- Eusébio: 65.0 mm

- Pindoretama: 61.0 mm

- Paracuru: 53.0 mm

- Caucaia : 52.0 mm

Nenhum comentário:

Postar um comentário