sábado, 28 de fevereiro de 2015

Açude Gavião chega a 100% e começa a sangrar


1O açude Gavião, em Pacatuba, chegou a 100% da capacidade e começou a sangram na quinta-feira. Ele faz parte do sistema que abastece Fortaleza e foi o primeiro monitorado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) a sangrar. Segundo a Cogerh, para evitar desperdício, a vazão do Pacoti – reservatório que alimenta o Gavião – foi fechada.
Com isso, a recarga da barragem reduz a transferência de água, facilitando o acúmulo nos outros açudes do sistema. A Capital é abastecida por um conjunto que conduz água a partir do açude Castanhão, segue para o Pacoti, que está interligado a outro reservatório, o Riachão. Depois, a água chega à barragem Gavião e segue para a Estação de Tratamento (ETA). A sangria não altera o abastecimento da Capital, segundo a Cogerh. A recomendação é que a população continue economizando água e evitando desperdício.
O volume armazenado pelos 129 açudes monitorados pela Cogerh está em 19% da capacidade total. Apenas o Gavião apresenta volume de 100%. Os 128 restantes estão com volume inferior a 30%.
Entre 7 horas do dia 26 e 7 horas de ontem choveu em apenas 18 municípios, conforme foi atualizado ao meio-dia de ontem pelo site da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). As três maiores precipitações foram Barroquinha (29 mm), Cruz (28.2 mm) e Bela Cruz (23.0 mm).
A previsão do tempo para hoje é de que as condições atmosféricas deverão ficar favoráveis à ocorrência de precipitações. Por isso, o Ceará deverá ficar com nebulosidade variável e ocorrência de chuvas. No domingo, o setor norte do Nordeste brasileiro deverá permanecer sob influência de áreas de instabilidade que deixam o céu com nebulosidade variável e possibilidade de chuvas em todas as regiões no decorrer do dia.
Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário