sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

R$ 5 mi em prejuízo: ventania e chuva de granizo destroem plantações de banana pacovan em Iguatu


Plantação no Quixoá dos Lopes foi totalmente destruída. Foto: Alex Santana/Iguatu.net
Plantação no Quixoá dos Lopes foi totalmente destruída. Foto: Alex Santana/Iguatu.net
O temporal que foi registrado em Iguatu no último dia 30 de dezembro deixou muitas marcas na zona rural da cidade. A ventania e o granizo destruíram boa parte de plantações da banana pacovan.
Os produtores afirmam que  o prejuízo pode chegar em torno de R$ 5 milhões . A reportagem do portal Iguatu.net visitou as áreas atingidas e registrou a tristeza e apreensão dos produtores.
Em algumas áreas, o vento forte foi seguido de chuva de granizo, que deixou marcas nas plantações que foram destruídas. Não há levantamento oficial, mas os agricultores estimam que a ventania provocou estragos em cerca de 200 hectares, prejudicando mais 100  produtores e aproximadamente 300 trabalhadores rurais.
Durante entrevista na Rádio Liberdade AM de Iguatu, o prefeito Aderilo Alcântara declarou que irá interceder pela categoria junto ao governo federal e estadual, “ fui procurado pelo vereador Nelho Bezerra e outros amigos que nos passaram informações sobre a destruição causada pelo temporal e realmente é preocupante a situação. Por isto estarei em contato com o governo estadual e federal ao lado do nosso deputado Agenor Neto e vamos interceder pelos produtores de bananas pacovan”, disse.
Produtores no Gadelha também sofreram com o temporal. Foto: Alex Santana/Iguatu.net
Produtores no Gadelha também sofreram com o temporal. Foto: Alex Santana/Iguatu.net
Murilo Barroso, presidente da Associação de Fruticultores de Iguatu falou para a nossa reportagem sobre os prejuízos, “ foi algo terrível neste final de ano para nossos amigos que deverão agora esperar praticamente o ano todo para recuperar os prejuízos, foram apenas 10 minutos para acabar com o trabalho de meses. Pedimos a ajuda dos nossos amigos políticos para que vejam com carinho a situação dos produtores de bananas pacovan e que nos ajude com o apoio diante dos órgãos competentes”, finalizou.
 : Iguatu NET

Nenhum comentário:

Postar um comentário