domingo, 4 de janeiro de 2015

QUIXERAMOBIM NO SERTÃO CENTRAL DO CEARÁ Tá Com Cara De Chuva

FOTO  VALMIR HOLANDA    04//DO // 1// DE //2015

Quixeramobim,=, na manhã do primeiro domingo do novo ano, dia 04 de janeiro de 2015. Nuvens acompanhadas de chuva moderada encobriram o Boqueirão de Santo Antônio, acidente geográfico, patrimônio histórico e ícone, que deu origem a cidade de Quixeramobim, localizada na região centro do estado do Ceará, distante 210 Km da capital Fortaleza. Na madrugada foi verificada a ocorrência de muitos trovões e relâmpagos. O pluviômetro de nossa produtora registrou nas últimas dez horas, chuva moderada, atingindo o volume de 12,5 milímetros. O tempo continua nublado, com previsão de mais chuva para o período. 


Quixeramobim é uma das cidades onde menos chove no estado, daí a comemoração por parte dos moradores do lugar, que tem por natureza a vocação para trabalhar com o agronegócio. Sua economia depende fundamentalmente da quadra invernosa, por possuir a maior bacia leiteira do estado, com uma produção média de 150 mil litros de leite dia. Para se produzir leite, o rebanho bovino necessita de água e forragem de boa qualidade. Por outro lado, a economia também tem como forte a produção agrícola, com ênfase na produção irrigada de tomate, pimentão, mamão, melão, feijão, milho, entre outras.


, Essas chuvas podem até não resolver o problema da falta de água nos açudes, mas em breve produzirá forragem nativa para alimentar o rebanho animal, além de elevar à auto-estima do agricultor e do produtor, o que é muito bom para a região. “O domingo será atípico, com muita alegria para o homem do campo, que certamente, nos alpendres das fazendas terá o assunto açude e chuva como um os principais temas das conversas entre os agricultores e criadores do Quixeramobim”,

Nenhum comentário:

Postar um comentário