quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

41% da população cearense sofre de alguma doença crônica, diz estudo


41% da população cearense sofre de alguma doença crônica, diz estudo
Mais de 41% da população adulta do Ceará, o equivalente a 2,5 milhões de pessoas, possui pelo menos uma doença crônica não transmissível (DCNT), segundo a Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada nesta quarta-feira (10) pelo Ministério da Saúde. A doença crônica mais comum no Ceará é a hipertensão, que acomete 18,7% da população. Ainda segundo a pesquisa, 23% dos hipertensos no Ceará nunca receberam nenhum tipo de atendimento médico. O percentual de diabéticos é 4,9%, e de pessoas que têm depressão profissional, 4,4%, entre outros percentuais. O índice de confiança da pesquisa é de 95%.
O levantamento revela que essas enfermidades atingem principalmente o sexo feminino (44,3%) – são 1,4 milhão de mulheres e 1,1 milhão de homens (37,8%) portadores de enfermidades crônicas, segundo o IBGE. No Brasil, o índice atinge cerca de 40% da população, o equivalente a 57,4 milhões de pessoas.
O estudo aponta também a negligência de parte da população na busca por atendimento médico. No Ceará, 20,9% da população com 18 anos ou mais fez o teste de glicemia, segundo o estudo. O ideal, segundo o levantamento, é que pelo menos 80% da população adulta faça o exame.
Um dado que deve deixar as pessoas com colesterol alto em alerta, segundo o estudo do Ministério da Saúde e do IBGE, é que apenas 10,3% das pessoas com essa doença crônica buscam tratamentos adequados.
País
No Brasil, 21,4% das pessoas com mais de 18 anos já foram diagnosticadas com hipertensão ; 12,5% tiveram colesterol alto identificado por um médico e 6,2% receberam diagnóstico de diabetes. Problemas crônicos na coluna atingiram 18,5% dos adultos brasileiros e a depressão foi identificada em 7,6%. Ainda assim, 66,1% da população avalia sua própria saúde como boa ou muito boa.
Nesta primeira etapa de divulgação dos dados, ainda não foram levados em conta os resultados dos exames de sangue e urina, apenas o relato dos entrevistados.
‘Falsos saudáveis’
Para o médico Carlos Costa Magalhães, diretor de promoção da saúde cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia, os dados da pesquisa mostram que as doenças crônicas estão cada vez mais presentes para a saúde do brasileiro. “No início do século 20, as doenças infectoparasitárias eram a maior causa de mortalidade. Depois, houve um aumento da urbanização, mudando o perfil de risco para as doenças cardiovasculares, nos dias atuais.”
O fato de a maioria da população se considerar saudável, apesar dos índices significativos de hipertensão e diabetes, por exemplo, está ligado à ausência de sintomas relacionadas a essas condições. “Os fatores de risco cardiovascular, como pressão alta e colesterol alto, tem poucas chances de dar sintomas. Diabetes do tipo 2 só passa a apresentar sintomas a partir de um certo nível de glicose. Até a obesidade, apesar de visível, não é vista como um risco”, diz Magalhães.
O médico alerta que justamente por causa da falta de sintomas é preciso se submeter a exames médicos periódicos como prevenção. “Não precisa ser um cardiologista, pode ser um clínico geral, ou uma ginecologista no caso das mulheres, que faça a medida de pressão, do colesterol, da glicose, que avalie o peso. São medidas para ver se a pessoa é realmente saudável ou não.”
Saúde x estilo de vida
A PNS também coletou informações sobre o estilo de vida dos brasileiros que revelaram hábitos nada saudáveis. Apenas 37,3% dos adultos relatou consumir cinco porções diárias de frutas e hortaliças, quantidade recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Beber refrigerante em pelo menos cinco dias da semana é um hábito de 23,4% dos brasileiros. O consumo frequente de doces foi relatado por 21,7% das pessoas. O consumo de carne ou frango com excesso de gordura foi relatado por 37,2%.
Uma parcela grande dos brasileiros também não faz exercícios o suficiente: 46% dos entrevistados foram considerados insuficientemente ativos. Além disso, 28,9% das pessoas dizem assistir 3 horas ou mais de televisão por dia.
“A informação de que existe uma grande faixa da população sedentária é muito importante. O grupo de pessoas que passa a fazer atividade física com mais frequência facilita o controle da hipertensão arterial. Algumas mudanças simples como redução no sal, no peso e prática de exercícios físicos pode ser suficiente para manter um hipertenso tratado sem medicamentos”, diz Magalhães.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário