domingo, 19 de outubro de 2014

Resultado do primeiro turno em Madalena expõe fragilidade da gestão municipal

Em recente entrevista concedida ao blog, o prefeito licenciado de Quixeramobim, Cirilo Pimenta (PSD), que é um dos coordenadores da campanha do petista Camilo Santana (PT) no Sertão Central, destacou as articulações que estão sendo realizadas em municípios da região onde o candidato governista obteve números negativos no primeiro turno, como Boa Viagem, Pedra Branca, Quixadá e Madalena.

Cirilo vem fazendo um grande trabalho de articulação no município vizinho para garantir adesões à campanha de Camilo e já comemora uma mudança no contexto, com a obtenção do apoio de 10 vereadores à candidatura de Camilo. A intervenção de Pimenta se deu devido a fragilidade do atual quadro político de Madalena. O atraso no pagamento dos servidores aliado a uma constante crise na atual gestão se configurou nas urnas.

Eunício Oliveira, que recebeu o apoio da principal ala da oposição e de algumas da situação, como do ex-prefeito Wilson de Pinho, foi o mais bem votado no primeiro turno com 5.681 votos (61,62%), contra 3.422 votos (37,12%), de Camilo Santana, uma diferença de 2.259 votos. Um resultado proporcionalmente preocupante, considerando o tamanho do município e o fato do petista ter sido apoiado pelo prefeito Zarlul Kalil Filho.

O prefeito Zarlul, diante de todos os problemas da administração, não conseguiu, no primeiro turno, exercer uma posição de liderança e articulação suficientes para combater o trabalho realizado pela oposição e viu, assim, o candidato governista perder no município que durante o governo de Cid Gomes recebeu diversos investimentos importantes, como a construção do Açude Umari e da estrada Quixeramobim-Madalena.

O grupo liderado pelo prefeito também não conseguiu obter bons resultados para as candidaturas a deputado estadual e federal. Apoiados pelo grupo, os candidatos Moses Rodrigues (a Federal) obteve 335 votos, ficando em 9ª colocação e Coronel Bezerra (a Estadual), com 356 votos e em 7º lugar, no município.

Para federal, Gorete Pereira foi a mais bem votada no município, com 1.558 votos. A candidata foi apoiada por alguns vereadores e pelo ex-candidato a prefeito do município, Moraes Filho, o Moraesinho como é conhecido. A segunda colocação foi de Paulo Henrique Lustosa, com 976 votos, apoiado pelo grupo da oposição, que é liderado pelo empresário José Lauro, e a vereadora Sônia de Oliveira Costa.

 Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário