sábado, 14 de junho de 2014

Jogos do Brasil ampliam esvaziamento na AL


Na sessão de ontem da Assembleia Legislativa, o painel eletrônico contabilizava 17 parlamentares, mas somente cinco estavam no plenário
A maioria dos deputados da Assembleia Legislativa do Ceará emendou o “feriado” dos jogos da Copa do Mundo, ocorrido na última quinta-feira, e não compareceu à sessão ordinária de ontem. O mesmo vai acontecer na próxima semana, já que na terça-feira a seleção brasileira de futebol vai jogar em Fortaleza. Em jogos do Brasil, a Casa também não funcionará.
A sessão de ontem foi aberta às 9h15 com apenas cinco deputados presentes no Plenário 13 de Maio. Apesar disso, o painel eletrônico registrava a presença de 17 parlamentares. Estavam na Casa Eliane Novais (PSB), Bethrose (PRP), Thiago Campelo (SDD), Fernando Hugo (SDD) e Professor Teodoro (PSD).
Como nenhum membro da Mesa Diretora compareceu, a leitura da ata foi feita por Campelo, enquanto Bethrose fez a abertura da plenária. No painel, constavam ainda as presenças de Tin Gomes (PHS), Lucilvio Girão (SDD), Inês Arruda, Ferreira Aragão (PDT), Sineval Roque (PROS), Fernanda Pessoa (PR), Heitor Férrer (PDT), Hermínio Resende (PROS), Inês Arruda (PMDB), Lula Morais (PCdoB), Rachel Marques (PT), Tomaz Holanda (PPS) e Vanderley Pedrosa (PTB).
De todos os inscritos para fazer uso da palavra no Primeiro Expediente, somente Fernando Hugo utilizou a tribuna por 15 minutos. Inês Arruda, Tomaz Holanda, Heitor Férrer, Professor Teodoro e Hermínio Resende não quiseram se pronunciar. Tomaz Holanda e Professor Teodoro estavam presentes no Plenário 13 de Maio, mas preferiram não fazer uso da tribuna. Logo que Fernando Hugo terminou seu pronunciamento, Teodoro se retirou da sessão.
O deputado Roberto Mesquita (PV), que foi o primeiro a discursar na Ordem do Dia, disse estranhar o fato de vários deputados que querem fazer uso da palavra não poderem por conta daqueles que chegam cedo e se inscrevem, mas cancelam, impedindo que outros se pronunciem. “Eu lamento que isso aconteça nesta Casa, mas são as regras do jogo e não posso deixar de me submeter a elas, mesmo que contrariado”, disse.
Demora
Às 10h05min, iniciou-se o Segundo Expediente da Casa, em que somente um dos seis inscritos fez uso da palavra, a deputada Eliane Novais (PSB), que destacou a demora para implementar a política de resíduos sólidos no Brasil. Rachel Marques, Vanderley Pedrosa, Lula Morais, Sineval Roque e Bethrose estavam inscritos, mas cancelaram. Bethrose se encontrava no Plenário 13 de Maio, mas, assim como Tomaz Holanda e Professor Teodoro, não quis se pronunciar.
Alguns deputados chegaram a ironizar a sessão ordinária esvaziada de ontem, que se encerrou às 11h35, duas horas a menos do que o Regimento Interno da Casa define como horário regimental de presença dos parlamentares no Plenário 13 de Maio. O petista Professor Pinheiro chegou à plenária às 10h57 e ficou até o fim dos pronunciamentos de seus pares.
Delegado Cavalcante (PDT) não passou nem cinco minutos na sessão, e a deputada Bethrose ficou até às 11h30, próximo do encerramento dos trabalhos de ontem. Nas explicações pessoais, último bloco de considerações feitas pelos deputados, somente Roberto Mesquita e Eliane Novais, que passaram quase toda a sessão ordinária se revezando, fizeram uso da palavra.
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário