sexta-feira, 20 de junho de 2014

Ematerce: Perda da safra no Sertão Central e no Vale do Jaguaribe registraram acima de 50%


seca_verde
O secretário Nelson Martins informou que no início de junho 339.416 agricultores familiares foram beneficiados com o Bolsa-Estiagem.
O diretor técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Walmir Severo apresentou os números da Safra no Ceará até 15 de junho deste ano, durante a reunião do Comitê Integrado da Seca do Ceará.
Segundo Severo, a perda de safra no Ceará é de 25%. "Em 2013, a perda foi de 72%. Este ano nós tivemos uma boa produção em virtude das chuvas, que foram finas, mas tiveram continuidade". O diretor técnico da Ematerce destacou, porém, que as regiões dos Sertões de Canindé e dos Inhamuns, o Sertão Central e o Vale do Jaguaribe registraram perdas acima de 50%.
Entretanto, ainda é preocupante o nível dos açudes no Ceará. “As chuvas que caíram no Ceará não foram suficientes para abastecer os açudes, por isso o Estado vai continuar com as ações de abastecimento d'água, seja através dos sistemas de abastecimento ou da construção de adutoras, da operação carro-pipa e do investimento em projetos produtivos”, afirmou o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins.
De acordo com a Fundação Cearense de Metereologia, a tendência é que em 2015 aconteça o fenômeno do “El Niño”, o que alerta as autoridades para mais um ano de seca. “Vamos solicitar uma audiência com o Governador Cid Gomes, através do Comitê da Seca para discutir as estratégias que o Estado deverá adotar para intensificar as ações de convivência com a estiagem”, afirmou.
Garantia-Safra
Walmir Severo informou ainda que a partir desta semana a Ematerce vai iniciar a elaboração de laudos de perdas de safra para ser enviado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para que o pagamento do Garantia-Safra seja iniciado. A expectativa é de que mais agricultores familiares de 40 municípios tenham confirmada a perda acima de 50% da safra.
Bolsa-Estiagem
O secretário Nelson Martins informou que no início de junho 339.416 agricultores familiares foram beneficiados com o Bolsa-Estiagem. Cada um recebeu R$ 80 e continuará recebendo o benefício até que sejam concluídos os laudos de perdas de safra.
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Nenhum comentário:

Postar um comentário