terça-feira, 10 de junho de 2014

Cearense desenvolve carro sustentável


Foto: Edimar Soares
Se avistar um Fiat Novo Uno amarelo citrus quatro portas, você pode estar diante do invento do engenheiro industrial Fernando Alves Ximenes. Ele pesquisou durante dez anos para desenvolver um sistema que auxilia na “explosão” do motor automotivo, tornando o veículo mais eficiente. É o “Quadriflex”. Mas a novidade é que o experimento serviu de base para o carro Autossustentável, o AS, que vai entrar em fase de produção e deve iniciar os testes de rua já em 2016.

“O design é longitudinal para três pessoas sequenciais. Será leve, feito todo em estrutura de alumínio, policarbonato e fibra de carbono. Os pneus com maior rotação e pouco atrito, mas, com segurança total para o usuário”, contou o cientista cearense, que já desenvolveu sistemas eólicos e solares para geração de energia residencial.

No AS, o motor será elétrico, conforme detalhou. “Será abastecido por células solares transparentes, energia eólica, energia térmica e magnética”. O investimento está estimado em R$ 200 mil, com previsão para os primeiros testes de rua em 2016, revelou o cientista. (Fonte: O POVO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário