domingo, 25 de maio de 2014

‘Drone’ menor que grão de sal pode tratar câncer e mais doenças



Exemplo de nanomotores em funcionamento (Foto: Reprodução)
Um projeto da Universidade do Texas, nos EUA, desenvolveu um nanomotor com o tamanho aproximadamente 500 vezes menor que um grão de sal. A peça é capaz de girar a 18 mil rotações por minuto por incríveis 15 horas ininterruptas. No futuro, a tecnologia vai poder levar medicamentos diretamente para células doentes, ampliando a eficiência do tratamento de doenças como o câncer.
Chamado de “Ultrahigh-Speed Rotating Nanoelectromechanical System”, ou NEMS, os nanomotores são construídos com uma série componentes  manipulados apenas com o uso de potentes microscópios.
A criação só foi possível graças a uma técnica desenvolvida pela equipe da instituição. Utilizando uma espécie de pinça elétrica, os pesquisadores, liderados pela Dra. Donglei Fan, conseguiram, além de transportar os organismos com precisão, fazer com que eles girassem na direção desejada. Com isso, é possível fazer com que um grupo de nanomotores trabalhe em sincronia.
O uso para fins medicinais é uma dos benefícios mais interessantes da nanotecnologia, que tende a estar cada vez mais presente em nossas vidas.


Fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário