sexta-feira, 14 de março de 2014

Festa Cultural: Peça teatral encerra semana do “Conselheiro Vivo 2014”, em Quixeramobim



Aconteceu o lançamento do livro “De Quixeramobim a Belo Monte: Olhares sobre Antônio Conselheiro”.
O feriado desta quinta-feira, 13, em Quixeramobim foi em alusão ao nascimento de Antônio Vicente Mendes Maciel, o Antônio Conselheiro, líder de Canudos. As comemorações começaram logo pela manhã onde milhares de alunos se encontraram no ginásio da Escola Humberto Bezerra onde foram realizadas apresentações escolares e premiação do concurso de redação. Segundo o secretário de Cultura do município, Everardo Junior, o objetivo do concurso foi levar para dentro das escolas a vontade de mostrar para os alunos uma maneira que eles pudessem se sentir curiosos em relação à figura de Antônio Conselheiro. Poema, crônica, redação dissertativa e cordel foram às categorias premiadas pela secretaria.
A tarde, aconteceu o lançamento do livro “De Quixeramobim a Belo Monte: Olhares sobre Antônio Conselheiro”. que reúne textos dos pesquisadores Gilmar de Carvalho, Ismael Pordeus Júnior, Paulo Emílio Matos Martins, Eleuda Carvalho, Ângela Angela Gutiérrez, os psicanalistas Karla Patrícia Holanda Martins e Osvaldo Costa, este último, assina a organização da obra juntamente com o jornalista e doutorando em História, Danilo Patrício.
Para animar os visitantes da Casa, o musico quixeramobinense Azanias relembrava grandes sucessos da MPB. Logo em seguida, após uma forte chuva cair sobre a cidade, o grupo de teatro “Melelego” - Companhia Teatral de Canudos-Bahia, emocionou a todos os presente com uma apresentação teatral sobre a guerra de Canudos em frente a casa onde nasceu o Conselheiro.
O encerramento ocorreu após quatro dias de muita festa através do “Conselheiro Vivo” que trouxe bastante discussão e principalmente boas noticias com a vinda do secretário de cultura do estado, Paulo Mamede, onde durante a abertura dos eventos anunciou a reforma da casa de Antônio Conselheiro.
Com informações do site O Sertão é Noticia

Nenhum comentário:

Postar um comentário