quarta-feira, 19 de março de 2014

Chove em mais da metade dos municípios cearenses no dia de São José

Depois de dois anos seguidos de seca, o cearense olhou atentamente ao céu, suplicando por chuva no dia do Padroeiro do Ceará. Reza a tradição sertaneja que chover no dia de São José é sinal de bom inverno. Apesar de não possuir nenhuma relação científica, a chuva que caiu em 102 dos 184 municípios cearenses na madrugada deste 19 de março traz alívio e esperança para o nordestino.
Nove cidades tiveram precipitações superiores aos 50 milímetros. O maior volume foi registrado em Alto Santo, na região Jaguaribana. A precipitação de 119 mm trouxe destruição e até desabamentos. Árvores caíram e o teto de um posto de combustíveis desabou. Uma torre de internet caiu por cima de casas e um depósito ruiu.
Chuva causou destruição em Alto Santo (Foto: Alto Santo é Notícia)
O Cariri também apresentou bons índices, no entanto, sem registros de desabamentos ou inundações, conforme aconteceu no último dia 10 quando ruas e avenidas foram tomadas pelas águas e ficaram intransitáveis. Lavras da Mangabeira (90.1 mm) e Várzea Alegre (57.6 mm) foram os destaques. Em Juazeiro do Norte choveu 41 milímetros e Crato 15 mm.
A Fundação de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) prevê mais chuva em todo o Estado, principalmente nos períodos da tarde e noite. As precipitações previstas para hoje são favorecidas por aproximação de um ramo da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema causador de chuva no Ceará.
@andrecostab

Nenhum comentário:

Postar um comentário