sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Construção de Adutora para Canindé: Governador Cid Gomes viaja para Brasília em busca da liberação de recursos




O governador Cid Gomes se reuniu na quarta-feira (19), em Brasília, com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior. Na pauta da reunião estava a construção de novas adutoras de montagem rápida em cidades do Interior do Ceará que sofrem com os efeitos da estiagem. Serão 406.276 m de adutoras para atender as 11 cidades: Canindé, Caridade, Crateús, Nova Russas, Tauá, Caririaçu, Irauçuba, Alcântaras, Quiterianópolis, Potiretama e Maranguape. O investimento será de R$154.244.570,31. O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e o Chefe de Gabinete do Governador, Danilo Serpa, estiveram presentes.

Na audiência com a Ministra, o governador Cid Gomes apresentou as adutoras de montagem rápida que demandam menos tempo para o início de funcionamento e menos estrutura de pessoal para ser viabilizadas. Durante a audiência, o Governador ressaltou a expertise do Estado contratar, executar e colocar pra funcionar essas adutoras.

“Nós estamos com três anos de invernos muito abaixo da média regular.  O grande problema é que tendo 30% da capacidade de acumulação em açudes públicos, monitorados pela Cogerh, essa distribuição não é igual, tem região no Ceará que está com 40% das reservas, e tem região que está com menos de 5%, que é o caso da Região do Sertão de Crateús e do Alto Jaguaribe. As sedes desses municípios vão demandar ações urgentes para garantir o abastecimento de água para sua população urbana. Então, nós encontramos uma tecnologia que chama essas adutoras de montagem rápida, que foi uma tecnologia usada pelo exército americano no Iraque por exemplo, que usa uma liga de aço importada, aço cortén, e com uma tecnologia de engate rápido, nós conseguimos fazer, cada equipe, 300 metros em um dia. 

A ministra Miriam, muito sensibilizada, ficou de analisar algumas questões e me dar um posicionamento até quarta-feira da semana que vem. Agora isso obviamente já me coloca numa situação de encomendar a importação desses materiais para que efetivamente a gente assegure à população desses municípios água para suas necessidades", explicou o governador.

Antes da reunião no Ministério do Planejamento, Cid Gomes se reuniu com o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira. Ele informou que o Ministério tem indicado a outros estados que utilizem a mesma tecnologia de adutoras de montagem rápida utilizada no Ceará.

 Fonte: Site do Governo do Ceará 

Nenhum comentário:

Postar um comentário