terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Quixeramobim é beneficiado com duas ambulâncias do SAMU




O município de Quixeramobim, no Sertão Central, foi beneficiado com duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O governador Cid Gomes, acompanhado do secretário da Saúde, Ciro Gomes, entregou, na tarde desta segunda-feira, 09, no Palácio da Abolição, 22 novas  ambulâncias que contemplarão o atendimento emergencial além de Quixeramobim, Canindé, Boa Viagem, Quixadá, Senador Pompeu, Solonópole, Pedra Branca, Russas, Morada Nova, Limoeiro do Norte, Jaguaribe, Alto Santo, Jaguaruana, Tabuleiro do Norte e Pereiro. Estes municípios integram o SAMU Ceará Polo I.

O município de Quixeramobim, assim como Quixadá e demais municípios com nível populacional elevado em comparação ao demais da região Centro, recebem as bases de apoio.

Destas 22 ambulâncias, quatro são avançadas, com UTIs móveis, e 18 são básicas. “Já estão a caminho do Ceará, mais 143 ambulâncias. Com isto, conseguiremos cumprir a universalização do SAMU no Estado, uma das metas de formar no Ceará, a melhor rede pública de saúde do Brasil”, disse o governador.

O SAMU integra a Rede de Atenção às Urgências do Ceará. No funcionamento da rede, o Ministério da Saúde doa as ambulâncias, o governo do Estado, através da Secretaria da Saúde, faz a manutenção, pagamento e formação dos profissionais e, ainda, aquisição de material médico hospitalar. Os municípios ajudam na manutenção das bases de apoio onde ficam as ambulâncias. O SAMU significa transporte sanitário, qualifica o atendimento na rede pública, prestando socorro à população em casos de emergência, quando acionado pelo telefone 192. O atendimento do SAMU é realizado em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com as Centrais de Regulação, profissionais de saúde e veículos de salvamento.

Ainda conforme a Secretaria da Saúde do Estado, o serviço realiza atendimentos de naturezas diversas, como a vítimas de acidentes de trânsito, de ferimentos por arma de fogo, de ferimentos por armas brancas, de quedas, de choque elétrico, de afogamento e de intoxicação. Atende, ainda, pacientes vítimas de infarto agudo do miocárdio, de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e crises convulsivas e realiza atendimento pré-hospitalar de pacientes com insuficiência cardíaca e crise diabética. O SAMU também é acionado para a realização de atendimento pré-hospitalar de casos gineco-obstétricos, como trabalho de parto e aborto; atua no atendimento médico pré-hospitalar de urgências psiquiátricas; efetua transferências hospitalares de pacientes graves que necessitam de remoção em UTI móvel entre os municípios. Em casos de informações e reclamações os usuários devem ligar para o 0800 023 2233. A ligação é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário