domingo, 27 de outubro de 2013

Quixadá completa 143 anos de emancipação política sem festividades

A Monólito - Pedra da Galinha Choca & Açude do Cedro (Panorâmica)



A Terra dos Monólitos, como Quixadá é conhecida por suas formações rochosas, dentre elas a Galinha Choca, uma das mais famosas do mundo, comemora neste 27 de outubro seu aniversário de emancipação política. Segundo historiadores, o belo recanto sertanejo teve forte urbanização a partir da instalação da estrada de ferro ligando Fortaleza ao Cariri. Naquela época, na década de 1870, a região exportava algodão para a Inglaterra, que vivia sua Revolução Industrial. Com a ascensão econômica conquistada por seu “ouro branco” a freguesia de Quixadá conquistava através da Lei Provincial 1.347 seu desmembramento de Quixeramobim.

A respeito das comemorações do aniversário do Município, o prefeito João Hudson Bezerra emitiu nota através do portal oficial da prefeitura, atribuindo a não realização da tradicional festa na praça José de Barros a crise financeira enfrentada por sua administração. Ele atribui a crise ao decréscimo, nos últimos meses, dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A véspera e a data especial também coincidiram com a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aproveitando a oportunidade para desejar sucesso aos candidatos do exame.

Apesar do tímido aniversário, Quixadá se orgulha de possuir o primeiro açude público construído no Brasil, o Cedro, a adoção da primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras (ABL), a Imortal Rachel de Queiroz, como sua filha ilustre, e do poeta popular Aderaldo Ferreira de Araújo, o cego Aderaldo, também o escritor Jader de Carvalho, e ainda por possuir um dos mais belos conjuntos geográficos do Ceará, do Brasil e do planeta. Parabéns Quixadá, pelo seu aniversário.

Fonte: Diário Sertão Central

Nenhum comentário:

Postar um comentário