domingo, 6 de outubro de 2013

MOSTEIRO de QUIXADÁ > Os segredos da missão jesuíta na Serra do Estevão

Quixadá > A clausura e os hábitos nos mosteiros,   
Onde os religiosos passam os dias, os meses, os anos, sempre fechados, reclusos, longe do mundo onde o ódio, a cobiça, a avareza, a soberba, a ira, a luxuria, a gula e a inveja dominam o dia a dia dos homens, não é mais um mistério. Esses lugares onde se leva uma vida de orações, meditações, acompanhadas tão somente pelo rugir do vento, barulho da chuva, um assustador silêncio, tudo para louvar, pedir e agradecer ao Senhor, estão se tornando cada vez mais raros. A maioria deles abriu as portas ao púbico e se transformou em pousadas. Apenas alguns ainda preservam a tradição, ou parte dela. O Mosteiro Santa Cruz, na Serra do Estevão, na zona rural de Quixadá, é um deles. Atualmente oito irmãs da ordem religiosa das Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus vivem nele.
Segundo a administradora do mosteiro, irmã Quixadá - Capela do Mosteiro Beneditino 23.09.13 (1)
Oliva Pinho, muita coisa mudou desde a chegada das missionárias da sua Congregação a Serra do Estevão. O abrigo religioso destinado as Religiosas, erguido no início da década de 1900, possui 16 cômodos. Até bem pouco tempo mantinha as portas fechadas a qualquer visitante. O público tinha acesso apenas ao outro vão, transformado numa pousada, e a capela, nas horas das celebrações das missas. Mas hoje, quem quiser pode conhecer como elas vivem. Entretanto, é preciso agendar a visita. Uma das irmãs recebe e acompanha o público. Não existe mistério, as irmãs da Imaculada Conceição são pessoas comuns.  Apenas dedicaram fidelidade a seus votos religiosos.Quixadá - Capela do Mosteiro Beneditino 23.09.13 (5)
As irmãs, Blanda de Queiroz, coordenadora da Congregação, Gizeuda Mourão, Luci Fontenele, Antonia Marques, Eduarda Fonseca, Terezinha Parente, e ela, Oliva Pinho, dedicaram votos eternos. Todas já passaram dos 60 anos de idade. Irmã Oliva, um pouquinho mais. Acabou de completar seu jubileu de vida religiosa. São 50 anos dedicados a Missão de Imaculada Conceição. Apenas a Irmã Viviane, a mais jovem do grupo, com pouco mais de 30 anos, tem votos temporários. Elas são reservadas, mas não são iguais as Carmelitas, conhecidas pelo convívio de clausura rígida. As Irmãs da Serra do Estevão têm os horários para as orações, das reuniões de convívio, mas também assistem televisão, passeiam, vão ao povoado.
Quanto ao mosteiro, é possível conhecer quase tudo, exceto os aposentos das Irmãs. Nos salões do térreo, onde os jesuítas catequizam os jovens ainda estão guardadas várias relíquias, mobiliárias e documentos, mas está tudo empoeirado, como deixaram quando partiram. Ao redor é possível observar a mata nativa e um pouco mais distante, a vila dos moradores, a qual recebe o nome do grande benfeitor, Dom Maurício. O prédio fica situado ao lado da Pousada São José. No domingo passado o Diário do Nordeste publicou reportagem sobre a hospedaria especial, também pertencente a Congregação.
Na realidade a Congregação foi presenteada pela abadia beneditina. Em setembro de 1915 os frades se retiraram da Serra do Estevão, em consequência de uma grande seca. As mudanças na formação escolar, feitas pelo Ministério da Educação (MEC) contribuíram ainda mais para agravar a crise. Em razão da reforma do ensino o Colégio São José, principal fonte econômica do mosteiro, inaugurado em março de 1903, foi obrigado a fechar. Seis anos depois, no primeiro dia de fevereiro de 1921 a Santa Sé decretou a extinção canônica do mosteiro e somente oito anos depois, em julho de 1929 a abadia foi transferida para a Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, em usufruto perpétuo, explicou Irmã Oliva.Quixadá - Mosteiro Beneditino Santa Cruz 23.09.13 (5)
A estrutura arquitetônica é similar a dos mosteiros beneditinos espalhados por tudo o mundo. Conforme Irmã Oliva não há registro histórico de quem foi o arquiteto e o engenheiro da obra. Apenas se sabe terem sido estrangeiros, europeus, com recursos doados pela própria comunidade. O Mosteiro de Santa Cruz tem a mesma estrutura das grandes edificações espalhadas pelo Velho Continente. No Ceará, existem edificações muito parecidas no Maciço de Baturité. O Mosteiro dos Jesuítas, no Sítio Olho-d’Água, naquele Município serrano, é uma delas, acrescenta.
FIQUE POR DENTRO
O Mosteiro Santa Cruz foi erguido na Serra do Estevão, em Quixadá, graças a uma queda de cavalo de Dom Geraldo Van Caleon, Abade do Mosteiro de Olinda, em meados de 1889. De acordo com relatos históricos colhidos pelas irmãs da ordem religiosa das Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus ele seguia ao Crato, acompanhado do jovem clérigo Maurício Prichzi, para fundar um novo convento quando sofreu o acidente, na localidade de Cachoeira, hoje cidade de Solonópole. Com a queda foi obrigado a hospedar-se em Quixadá.
No período de enfermidade o vigário Antônio Lúcio Ferreira sugeriu ao abade conhecer a Serra do Estevão, onde por seu clima ameno, em plena caatinga, era um lugar ideal para a permanência segura e tranquila dos Monges Beneditinos. Pouco tempo depois Dom Geraldo retornou a Serra, tendo terras postas a sua disposição, para a construção do Mosteiro. No dia 29 de junho de 1900 chegaram os primeiros Beneditinos, sob a direção do padre mestre Dom Mayolo.
Um ano depois, a época ainda padre, Dom Maurício Prichzi, substituindo Dom Mayolo, deu início a construção do Mosteiro. No ano seguinte, aos 6 de junho de 1902 foi iniciada a construção do Colégio São José, inaugurado em março de 1903. Três anos depois, aos 24 de dezembro de 1906, véspera do natal, o mosteiro foi festivamente inaugurado por Dom Maurício. Pouco tempo depois, 19 dias após o término da obra, aos 13 de janeiro de 1907, o missionário empreiteiro morreu de febre amarela.
Conforme o dicionário Wikipedia um mosteiro, ou monastério, é uma instituição e edifício de habitação, oração e trabalho de uma comunidade de monges ou monjas. Os mosteiros cristãos ocidentais também são chamados de abadia, priorado, convento cartuxo, convento de frades, e preceptoria, enquanto a habitação de freiras também pode ser chamada de convento. A vida comum de um mosteiro cristão é chamada cenobítica, ao contrário do anacorético ou anacoreta, da vida de um anacoreta e da vida eremítica de um eremita.
MAIS INFORMAÇÕES
Mosteiro Santa Cruz
Serra do Estevão
Distrito de Dom Maurício – Quixadá
(88) 3451.1001
smic.oliva@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário