sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Durante protesto boneco de Cid Gomes é queimado em Iguatu


Um boneco de Judas, intitulado como de Cid Gomes foi queimado no final do ato (Foto: Alex Santana/Iguatu.Net)
Estudantes universitários da FECLI-Faculdade de Educação Ciências e Letras de Iguatu e da Unidade Descentralizada da URCA participaram de protesto na noite da quinta, 03. O protesto faz parte de uma sequência de atos públicos organizados pelos acadêmicos, visando pressionar o governador do Estado pelo cumprimento de compromissos assumidos com o ensino superior na região, que foram deixados de lado. Os estudantes estão há várias semanas se organizando em assembléias gerais para planejar os protestos. Foi assim nos dias 06 e 07 de setembro, quando os universitários entraram no parque do Rotary Club, durante a festa da Expoiguatu realizando um ‘apitaço’ tentando chamar a atenção das autoridades para o descaso do governo com a educação superior.
Usando carros de som, apitos, cartazes, faixas e de caras pintadas os universitários saíram de frente a Fecli, na Rua Deoclécio Lima Verde, percorreram as ruas, José de Alencar, Dr. João Pessoa, José Holanda Montenegro, até a Avenida Dário Rabelo, onde fizeram vários protestos, aconteceram pronunciamentos e queimaram um boneco, que segundo os estudantes simbolizava o governador Cid Gomes. Os manifestantes bloquearam um dos lados da Avenida Dário Rabelo sentando no asfalto e ocuparam também o espaço da Policlínica regional que teve as obras concluídas, mas ainda não está funcionando.
A Policlínica de Iguatu também foi alvo do protesto - (Foto: Alex Santana/Iguatu.Net)
Antes do ponto final do manifesto, os estudantes fizeram várias paradas para gritarem palavras de ordem contra a situação de abandono em que se encontram os equipamentos de ensino superior, mediante a indiferença do governador cearense. “A nós estudantes, que ainda temos muito a contribuir com a sociedade, com nosso estado, o senhor Cid Gomes menospreza e nos ridiculariza, dizendo que não tem nada a ver com o ensino superior, mas ele foi eleito para governar e cuidar de todos os problemas, por que só agora ele ta dizendo que o ensino superior não é com ele?”, desabafou a estudante Gilcilene Rodrigues dos Santos, 19, que cursa Letras na Fecli. Outro estudante, Marcos André Siqueira, 20 protestou: “Estamos na rua protestando contra os atos insanos desse ditador mascarado, que não tem coragem de enfrentar os problemas, vive fazendo de contas que está governando, enquanto os problemas com a educação, saúde, segurança pública só aumentam, ele está preocupado com eleição, com o partido político, com tudo, menos com os interesses da população, é um descalabro isso tudo”, disse.
Representantes do Diretório Acadêmico da Fecli, que organizaram o protesto disseram que o ato também foi um gesto de solidariedade aos estudantes e professores da FACEDI/UECE, dar região de Itapipoca, que estão ocupando a obra do campus multi-institucional daquela cidade exigindo do governo do Estado a doação do prédio para a UECE e a ampliação dos cursos existentes.
No protesto os estudantes carregavam cartazes e faixas cobrando do governador explicações sobre o recente corte do orçamento do Estado em 20% dos recursos repassados à UECE, contratação definitiva de professores através de concursos para preencher as vagas na URCA e Fecli, a regularização das aulas, melhorias na infraestrutura da FECLI, que está caindo aos pedaços e totalmente sucateada, investimentos em novas coleções de livros para a biblioteca, melhorias nas instalações e a conclusão das obras da ‘Cidade Universitária’, que estão ameaçadas de paralisarem novamente por falta de pagamento a construtora responsável pelos serviços. Os estudantes também cobraram explicações do governador sobre os desvios de mais de R$ 1 milhão de reais em materiais das obras da ‘Cidade Universitária’, segundo relatório da fiscalização do D.E.R-Departamento de Edificação de Rodovias, feitos por pessoas aliadas ao governador, e nunca houve nenhuma investigação, pronunciamento do governador sobre o caso ou devolução do que foi levado indevidamente.
Os estudantes reclamam que há meses o Sinduece, sindicato que congrega os professores da UECE, e as entidades representativas dos estudantes tentam uma audiência com o governador, mas nunca foram recebidos. “Ele desrespeita as classes de estudantes e professores, faz gozação com nossa cara e coloca o ensino superior em último lugar, quando deveria ser prioridade, um governante como o senhor Cid Gomes não passa de um irresponsável, um governante que foi eleito e não sabe o que fazer com o mandato”, bradou o estudante Cícero Emanuel de Souza, acadêmico de Biologia. ( Por J.Guedes)
 Veja as imagens da TV Iguatu.net e escute a entrevista com o professor Pedro Silva:

Nenhum comentário:

Postar um comentário