sexta-feira, 31 de maio de 2013

QUIXERAMOBIM - OBRAS INACABADAS E SEM FISCALIZAÇÃO


Praça da Juventude - Obra inacabada na cidade de Quixeramobim-CE - Foto Crisanto Teixeira

Mas um capítulo da série, obras inacabadas, descaso com a coisa pública na cidade de Quixeramobim, região centro do estado do Ceará. O que era para ser um equipamento destinado a pratica do esporte, lazer, recreação e eventos associativos envolvendo crianças, jovens, adultos e idosos (Praça da Juventude), ficou pelo meio do caminho, numa prova de que a coisa pública não é levada a sério, bem como é recorrente a falta de fiscalização por quem deviam defender o que é público.

Material de construção está no relento sobre o desgaste das intempéries do tempo - Foto Crisanto Teixeira

Esse equipamento de uso comunitário (Praça da Juventude), ora em construção nas dependência do antigo CSU – Centro Social Urbano de Quixeramobim, está com as obras paralisadas e o material está em sua parte ao relento, se desgastando com a ação do sol e da chuva, além da ação de vândalos.

A placa da obra está servindo para cobrir uma betoneira no canteiro de obras - Foto Crisanto Teixeira

A reportagem procurou a placa da obra, obrigatória em casos de edificações ou serviços públicos e depois de muito procurar, achamos fora do local que era para estar; indevidamente, a placa da obra está servindo para cobrir e envelopar uma betoneira (equipamento usado para misturar argamassa), em um canto de onde antes existia uma arquibancada.

A obra da Praça da Juventude já está atrasada e sem data prevista para conclusão - Foto Crisanto Teixeira

A obra foi iniciada em 28/11/2011 e sua conclusão era para ter acontecido em 30/03/2013. Portanto, já tem um atraso de 60 (sessenta) dias. O valor da obra é de R$ 1.673.590,97 (Um Milhão, Seiscentos e Setenta e Três Mil, Quinhentos e Noventa Reais e Noventa e Sete Centavos), recursos públicos repassados pelo Ministério dos Esportes através da CEF – Caixa Econômica Federal.

Em Quixeramobim existem mais de 20 obras inacabadas e sem fiscalização - Foto Crisanto Teixeira

Que os (in) responsáveis pela obra inacabada sejam investigados por quem de direito, no sentido de cumprir com o que determina as normas do serviço público. Como a obra está sendo executada com recursos do governo federal, que seja fiscalizada pelo TCU – Tribunal de Contas da União – pela Polícia Federal – Pelo Representante do Ministério Público Estadual e pela Câmara Municipal de Quixeramobim, que deve sair da inercia e do rasgamento de seda, e passar a fiscalizar os atos do executivo municipal, atribuição do poder legislativo municipal.

A população está aguardando uma CPI para investigar o descaso com a coisa pública - Foto Crisanto Teixeira

O minimo que os vereadores, que são pagos com os recursos do povo, deveria fazer para honrar seus mandatos, era instalarem uma CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito, para apurar e responder a sociedade, porque existem tantas obras inacabadas no município de Quixeramobim – Ceará, ao todo são mais de 20(vinte). Agindo dessa forma, contariam com o apoio de toda a sociedade e também dos veículos de comunicação, os que ainda não estão alienados ao poder público com :(Canga, Cangalha e Mordaça).

Crisanto Teixeira – Jornalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário