sexta-feira, 29 de março de 2013

QUIXERAMOBIM SOFRE COM A DESORGANIZAÇÃO URBANA! Área central da cidade de Quixeramobim com trafego desorganizado - Foto Crisanto Teixeira


Área central da cidade de Quixeramobim com trafego desorganizado - Foto Crisanto Teixeira


Conviver harmonicamente com todos os atores e problemas que fazem parte da panorâmica do centro histórico da cidade de Quixeramobim, região centro do estado do Ceará, torna-se um desafio para todos que necessitam trafegar no quadrilátero, que compõe as Ruas Monsenhor Salviano Pinto, Cônego Aureliano Mota, Abílio Silva, Dr. Joaquim Fernandes e Praça de Nossa Senhora do Rosário. Como vimos na imagem produzida por volta das 9h, a desorganização é total. Disputam o mesmo espaço os pedestres, ciclistas, mototaxistas, automóveis, carroças, paredões de som, caminhões, entre outros. Quando o relógio marca 11h, é um verdadeiro salve-se quem puder!

É muito importante o crescimento das cidades para que assim, melhore as condições de vida para todos. Porém, não custa alertar as autoridades constituídas, para que cuidem melhor dos espaços públicos e assim, possamos ter uma vida melhor para o conjunto da sociedade.

Conheça um pouco mais sobre a organização e o crescimento das metrópoles!

Em qualquer comunidade, certos padrões de comportamento precisam ser cumpridos para o bem-estar e a manutenção da paz e da ordem. Uma pessoa deve respeitar outros membros da comunidade e espera em troca ser respeitado. Historicamente sabemos que os avanços tecnológicos permitiram que cada vez mais pessoas deixassem de trabalhar na agricultura. Estas pessoas passaram a trabalhar em outras áreas, especializando-se nelas, como artesãos, costureiros e mineiros. Eles trocavam seus produtos entre si, e com fazendeiros em troca de alimentos, originando assim o comércio. Posteriormente, isto levaria à criação do dinheiro. Eventualmente, pessoas de uma dada vila começaram a comerciar com outras vilas. Outras pessoas tornaram-se soldados, administradores públicos e líderes políticos e religiosos.

O crescimento populacional das vilas neolíticas passou a obrigar a instalação de um governo central, que responsabilizava-se pelo fornecimento de certos serviços como defesa, comércio organizado e eventos religiosos, por exemplo. Gradualmente, o número de trabalhadores empregados diretamente pela administração da cidade cresceu. Atualmente, estes trabalhadores incluem prefeitos, conselheiros, planejadores urbanos, policiais, bombeiros, catadores de lixo e professores, entre outros.

Historicamente, duas tendências contribuíram para o crescimento populacional das cidades. Uma delas é a "urbanização" - o gradual crescimento da população em áreas urbanas. A outra é a migração, que pode ser do campo para a cidade ou de uma cidade para outra. Isto fez com que, gradualmente, diversas cidades passassem a diversificar-se culturalmente, em um processo de diversificação cultural, esta levando à difusão cultural e ao multiculturalismo. Atualmente, algumas cidades conhecidas pela sua grande população multicultural são Nova Iorque, Toronto, São Francisco, Los Angeles, Chicago, Tóquio, Londres, Madri, São Paulo, etc.

Crisanto Teixeira – Jornali.sta

Nenhum comentário:

Postar um comentário