terça-feira, 12 de março de 2013

Crato vai iniciar 1º processo de beatificação do CE


Crato vai iniciar 1º processo de beatificação do CE

Oficialmente, no sábado, dom Fernando Panico abre os trabalhos que pesquisarão dados para envio ao Vaticano

Santana do Cariri. O primeiro caso de beatificação do Ceará terá o processo aberto, oficialmente, no próximo sábado, na cidade do Crato. Trata-se dos fatos relacionados à menina mártir, Benigna Cardoso da Silva, assassinada brutalmente aos 13 anos, em Santana do Cariri. A cerimônia acontecerá às 10 horas, no auditório da paróquia da Sé Catedral.

A imagem da menina que já é considerada santa pelos fiéis que visitam a cidade de Santana

Apesar do bom andamento dos trabalhos, estão faltando três audições, que são os testemunhos de contemporâneos de Benigna, e a conclusão da biografia. Todo o processo terá que ser traduzido para o latim. A perspectiva é que, até o mês de setembro, o trabalho seja concluído.

O adiantamento do processo também ajudou na autorização do Vaticano, para que fosse iniciado oficialmente os trabalhos. O bispo dom Fernando Panico comandará a cerimônia. Na ocasião, será prestado o juramento dos membros do Tribunal Eclesiástico Diocesano, do monsenhor italiano, e postulante da causa, Vitaliano Mattioli, e os integrantes da comissão histórica. Segundo o monsenhor, este é um momento delicado, por conta da finalização do processo.

No início de fevereiro, o bispo dom Fernando anunciou a autorização do Vaticano. A rapidez na liberação para início do processo foi uma das grandes surpresas para a comissão. Isto leva a crer que, pelo fato da menina Benigna ter sido martirizada, tenha havido agilidade nas etapas de autorização do processo. E, a cada ano, também tem crescido o número de devotos de Benigna. A Igreja tem se encarregado de explicar sobre o processo aos fieis, segundo o padre Paulo Lemos, vigário da paróquia de Nossa Senhora Santana, Matriz de Santana do Cariri.

Monsenhor e postulante da beatificação de Benigna, Vitaliano Mattioli (à direita), durante conversa com moradores de Santana do Cariri. Ele já vem fazendo o trabalho de audição, que será oficializado no sábado Fotos: Elizângela Santos

São mais de 100 casos relatados de milagres por intercessão da mártir. Os depoimentos serão inseridos no relatório final do processo. Mas, quanto ao resultado final dessa análise, tornando Benigna a beata mártir, é um grande mistério, pelo rigor das análises, que terão que passar pela Comissão Teológica do Vaticano, no intuito de verificar todos os procedimentos relacionados às exigências do processo. Após essa etapa, a parte mais delicada será a análise da Comissão dos Cardeais, segundo monsenhor Mattioli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário