sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

TOLERÂNCIA ZERO > Padeiro detido com pistola de pressão



Quixadá > Uma denuncia feita por moradores do distrito de Várzea da Onça, a na zona rural de Quixadá, levou uma equipe da Força Tática de Apoio (FTA) do 11º Batalhão Policial Militar a deter um padeiro que caminhava pela CE-265 ( Quixadá – Ibicuitinga ) na noite desta quinta-feira, 24. Ao ligarem para o Centro de Operações Policiais Militares (Copom) de Quixadá, os moradores informaram que o transeunte portava uma arma de fogo na mochila. Ao abordarem o suspeito, um padeiro de 20 anos, natural de Morada Nova, os policiais o flagraram portando uma pistola de paintball. O padeiro foi conduzido para a Delegacia Regional de Polícia Civil.
Até a publicação desta edição a autoridade policial ainda não havia definido a situação legal do padeiro. Todavia, de acordo com a legislação brasileira, o Decreto-Lei nº 3.665, de 20 de novembro de 2000, todo e qualquer arma de paintball, ou marcador, como os esportistas da modalidade costumam qualifica-la, deverá ser registrado no Exército Brasileiro e os jogadores deverão obter Certificados-Registro (CR). Todavia, a arma a qual o padeiro portava não é um modelo utilizado na prática do esporte de tiro. Conforme o policial plantonista tem as mesmas características de uma pistola de verdade, mas dispara projéteis de borracha, sob pressão de ar comprimido. A legislação brasileira não tipifica nenhum crime para o porte desse tipo de artefato, completou o policial.
Segundo o Wikipédia, o dicionário eletrônico da web, o paintball, do inglês paint = tinta e ball= bola, é um esporte de combate, individual ou em equipes, usando marcador de ar comprimido, nitrogênio ou CO2 que atiram bolas com tinta colorida . O objetivo é atingir o oponente, marcando suas roupas com tinta, sem causar dano ou lesão corporal. Cada lado da disputa costuma usar uma cor diferente, tornando fácil identificar a origem do tiro. A partir dai podem encenar vários tipos diferentes de disputa: um contra um, grupo contra grupo, contagem de pontos, captura de líder, defesa de território, captura de bandeira, como em qualquer outro jogo de simulação de combate.
Apesar do incidente, desagradável, para os policiais a ação mostra que com o apoio da população é possível combater o crime. A qualquer sinal de suspeita equipes da FTA, Ronda do Quarteirão e Polícia Civil estão sempre prontas a agir e evitar a prática de crimes. A denúncia da suposta arma de fogo foi feita anonimamente. Entretanto, a maioria das denúncias, em torno de 80%, costumam ser falsas, explicou um policial pedindo para não ser identificado. Os telefones para denúncia em Quixadá são 190 – Polícia Militar e (88) 3445.1047 – Polícia Civil.
* Comente, curta no Facebook, no Orkut, no Twitter e acesse também as outras postagens do blog Diário Sertão Central > http://blogs.diariodonordeste.com.br/sertaocentral/                                     por 

Nenhum comentário:

Postar um comentário