quarta-feira, 21 de novembro de 2012



Foi aberta, ontem, no Parque de Exposições Governador César Cals, em Fortaleza, a 58ª edição da Exposição Agrope

Presidente da Ematerce com governador do Ceará - Foto Crisanto Teixeira
Agropecuária e Industrial do Ceará (Expoece), evento que segue até o próximo domingo (25), reunindo criadores de bovinos, ovinos, caprinos e equinos, além de empresários e agricultores familiares de vários estados brasileiros. Cerca de 250 mil pessoas devem visitar o espaço durante esta semana.

O objetivo é promover a agropecuária do Estado e fortalecer as cadeias produtivas que envolvem o setor, além de potencializar a comercialização dos produtos da agricultura familiar, promover o empreendedorismo no meio rural, estimular o intercâmbio de experiências e divulgar o plantel cearense.

Na opinião do titular da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Nelson Martins, a Expoece 2012 tem uma importância maior em relação às outras porque acontece no momento em que o Ceará passa pela pior seca dos últimos 40 anos, responsável pela perda de quase 85% da safra. Para ele, a realização do evento mostra que o produtor cearense está conseguindo conviver melhor com a seca.

Martins destacou as ações que vêm sendo realizadas para minimizar os efeitos da estiagem, como o abastecimento d´água por mil carros-pipa, as parcelas do Garantia-Safra e do Bolsa Estiagem, a construção de mais de 120 cisternas de placa e a distribuição de milho a preços baixos aos agricultores, feita pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). "Vamos construir mais 65 mil cisternas de placa e mais de oito mil cisternas de produção", declara o secretário.

A Expoece 2012 apresentará expositores de animais e produtos, com cerca de 500 estandes, movimentando em torno de R$ 12 milhões em negócios, além de destacar exemplos de projetos desenvolvidos pelos agricultores familiares do Ceará. Está prevista a participação de quatro mil animais de Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e São Paulo.

O presidente da Associação dos Criadores do Ceará (ACC), Paulo Helder Alencar Braga, pediu a construção de um novo parque de exposições e reclamou da dificuldade da chegada do milho nos armazéns da Conab no Interior. "Nosso criador é um homem forte e valente", fala.


Para o presidente da Ematerce, engenheiro agrônomo José Maria Pimenta Lima, apesar da seca que assola o estado do Ceará, o setor rural consegue desenvolver a atividade mostrando que, as políticas públicas tem surtido efeito, principalmente no armazenamento de água e o incentivo a projetos de irrigação e convivência com a seca.

Quem vai à Expoece 2012, aberta das 8 às 22 horas, pode conferir várias atrações. O ingresso custa R$ 3.

Com informação do Jornal Diário do Nordeste.
                   FOTOS  VALMIR   HOLANDA      

Nenhum comentário:

Postar um comentário