domingo, 29 de julho de 2012


rou um pouco mais nos Jogos Olímpicos. E Neymar mostrou neste domingo que pode ser decisivo para a Seleção. Com um gol e duas assistências (umMano Menezes admitiu a má fase. A imprensa cob cruzamento para Alexandre Pato e um passe de calcanhar para Oscar), o atacante foi fundamental na vitória do Brasil por 3 a 1, de virada, sobre a Bielorrússia, no Estádio Old Trafford, que recebeu 66.212 torcedores em Manchester. O resultado garantiu de forma antecipada a classificação da equipe às quartas de final do torneio masculino de futebol. Na comemoração do craque do Santos, homenagem ao jamaicano Usain Bolt, um dos ídolos que o camisa 11 sonha conhecer nas Olimpíadas.

rentam neste domingo. O Gabão também tem apenas um.
O brasileiro naturalizado Renan Bressan abriu o placar para a Bielorrússia aos 7 do primeiro tempo, mas Pato, que foi titular no lugar de Leandro Damião, empatou aos 14. Neymar fez um golaço de falta aos 19 da etapa final e Oscar completou a virada já nos acréscimos, aos 47. A vitória deixou o Brasil na liderança do Grupo C com seis pontos, enquanto o rival segue com três. Egito e Nova Zelândia, que empataram por 1 a 1 mais cedo também no estádio do Manchester United, somam um ponto cada. Na última rodada da chave, a Seleção vai encarar a equipe da Oceania, quarta-feira, às 10h30m (de Brasília), no estádio St. James Park, em Newcastle.

A torcida em Manchester vivia a expectativa de ver de perto o meia-atacante Lucas, do São Paulo. O jovem está na mira do Manchester United e pode reforçar o time de Alex Ferguson na temporada 2012/2013. Mas o jogador começou no banco, entrou na etapa final e não teve tempo de mostrar muita coisa aos ingleses.

Se terminar em primeiro lugar, o time de Mano vai enfrentar o segundo colocado do Grupo D, dia 4 de agosto, em Newcastle. Se ficar em segundo, o rival será o líder da mesma chave, em Manchester. O Grupo D tem Japão, Marrocos, Espanha e Honduras, com jogos a partir das 13h (de Brasília) deste domingo.

Um pouco mais cedo, o México venceu o Gabão por 2 a 0, em Coventry, pelo Grupo B, e chegou aos quatro pontos. Os dois gols foram marcados pelo atacante Giovanni dos Santos (ex-Barcelona e filho de um brasileiro) no segundo tempo. Os mexicanos ficam na liderança, mas Coreia do Sul e Suíça, que somam um ponto, ainda se enf
Brasil leva susto logo no início, mas Pato deixa tudo igual
A etapa inicial começou dando a impressão que seria um ataque contra defesa. Enquanto a Bielorrússia entrou em campo no 5-4-1, o Brasil usou o 4-3-3 característico de suas últimas apresentações. Neymar pela esquerda, Hulk pela direita, e Alexandre Pato como o homem de área. Leandro Damião, que atuou na estreia contra o Egito, acabou ficando como opção no banco de reservas.
Mas nos primeiros dez minutos, a "retranca" da Bielorrúsia ficou só no desenho tático. A seleção europeia  iniciou melhor e fez um gol logo aos 7. Kozlov cruzou da direita e o brasileiro naturalizado Renan Bressan testou sem chance de defesa para Neto. O lateral Rafael foi quem deixou o jogador livre na grande área para completar para as redes.

Após o gol, o Brasil até permitiu os rivais se aproximarem do gol, mas a qualidade técnica superior do time canarinho passou a aparecer a partir dos 14 minutos. Neymar, que atuou praticamente toda etapa inicial como um meia-esquerda, cruzou na cabeça de Alexandre Pato: 1 a 1. Na comemoração, desabafo e dedos apontados para o céu.
O Brasil se encontrou na partida, mas sentia falta de uma boa participação de Oscar, que não conseguia repetir as atuações das últimas partida. O apoiador, recém-contratado pelo Chelsea, errava passes e parecia perdido em campo. Hulk era um dos destaques, criando lances principalmente pelo lado direito.

O problema é que o último passe, na maioria das vezes, sempre era um cruzamento para área. E tirando o gol de Pato, as outras tentativas foram em vão. Até por conta da diferença de média de altura das duas seleções: 1,86m dos bielorrussos contra 1,81m dos brasileiros.

E até por conta no exagero nas bolas levantadas na área, o goleiro Gutor, que atua no BATE Borisov, foi pouco acionado. Na maioria das vezes, apenas para cortar cruzamentos dos jogadores brasileiros.

Gritos por Lucas e golaço de Neymar

Logo no início da etapa final, Mano colocou Lucas, Paulo Henrique Ganso e Leandro Damião no aquecimento. Não demorou para os torcedores começarem a gritar pelo nome do apoiador do São Paulo, que está cotado para reforçar o clube da casa (Manchester United). No jogo, o time canarinho seguiu pressionando em busca da virada. Oscar voltou mais aceso, acertando mais os lances.

A primeira chance clara aconteceu aos 5. Marcelo recebeu de Oscar na entrada da área e finalizou para ótima defesa de Gutor, que espalmou para escanteio. Com a subida de produção do apoiador do Chelsea, o Brasil passou a apostar mais nos avanços pelo lado esquerdo, principalmente com Neymar.

Diferentemente do primeiro, quando abusou dos chuveirinhos, o Brasil preferiu tocar mais a bola. E desta maneira chegou com mais perigo ao gol dos bielorrussos. Aos 13, Oscar fez ótima jogada pelo meio, cortou um adversário e arriscou de fora da área. O goleiro Gutor voltou a defender e evitou a virada.

Aos 18, Mano colocou o time ainda mais ofensivo. O treinador sacou o volante Sandro e apostou na entrada de Paulo Henrique Ganso. No minuto seguinte, a virada do Brasil. Em cobrança de falta, Neymar bateu com perfeição no mesmo canto do goleiro, mas no ângulo, para colocar a Seleção na frente: golaço, 2 a 1.

Empolgado com o gol, Neymar enlouqueceu a defesa da Bielorrússia aos 34, quando arrancou pela direita, passou por três rivais, entrou na área e foi derrubado após dar um belo drible. Porém, o árbitro japonês não marcou pênalti.

Aos 39, Mano tirou Alexandre Pato para a entrada de Lucas, o "xodó" dos torcedores locais por causa do interesse do United. Logo em seguida, Hulk saiu e deu lugar a Danilo, seu companheiro de Porto. Maioria absoluta das 66.212 pessoas presentes no Old Trafford, a torcida brasileira aplaudiu os dois substituídos.
Aos 42, em posição semelhante à falta do gol de Neymar, Oscar cobrou com muito perigo do ângulo esquerdo de Gutor, mas o goleiro da Bielorrússia fez grande defesa e evitou o terceiro da Seleção.
O golpe final veio aos 47. Neymar arrancou pela esquerda, passou por dois rivais e tocou de calcanhar para Oscar, com um chute por cima do goleiro, fechar o placar: 3 a 1 para a Seleção, já garantida das quartas de final das Olimpíadas.

BRASIL 3 X 1 BIELORRÚSSIA
Neto, Rafael, Thiago Silva, Juan e Marcelo; Sandro (Ganso), Romulo e Oscar; Neymar, Hulk (Danilo) e Alexandre Pato (Lucas)
Gutor, Kuzmenok, Politevich, Kozlov e Polyakov; Dragun (Gavrilovich), Baga, Renan Bressan, Aleksievich (Voronkov) e Gordeichuk; Kornilenko (Zubovich)
Técnico: Mano Menezes
Técnico: Georgy Kondratyev
Gols: Renan Bressan, aos 7 do primeiro tempo; Alexandre Pato, aos 14 do primeiro tempo; Neymar, aos 19 do segundo tempo; Oscar aos 47 do segundo tempo
Cartões amarelos: Koslov, Dragun (Bielorrússia)
Estádio: Old Trafford, em Manchester. Público: 66.212 torcedores Data: 29/7/2012. Árbitro: Yuichi Nishimura (JAP). Auxiliares: Toru Sagara (JAP) e Toshiyuki Nagi (JAP)



Fotos  Valmir

Nenhum comentário:

Postar um comentário