sexta-feira, 11 de maio de 2012

PEQUENOS PRODUTORES DE LEITE RECEBEM TREINAMENTO E KIT PARA ORDENHA



O Escritório Regional da Ematerce em Quixeramobim, região do sertão central, promoveu na quinta-feira, dia 10 de maio, no distrito de Nenelândia, capacitação técnica voltada à instrução dos pequenos produtores de leite, com ênfase no manejo correto da ordenha manual, além da entrega de kit de ordenha e higienização. Ao todo, participaram quarenta agricultores filiados a Associação Comunitária dos Produtores de leite de Nenelândia.

O treinamento foi realizado pelo zootecnista Eduardo Santiago, lotado no Escritório Regional de Quixeramobim, assessor regional do programa de bovinocultura e programa tanque de resfriamento de leite da Ematerce. A programação da instrução teórica foi realizada no Centro Comunitário Padre José van Esch, na Vila de Nenelândia, distante 36 km da cidade de Quixeramobim. Atuaram no auxilio ao treinamento, o agente rural da Ematerce Claudivan Oliveira do Nascimento e a estagiária aluna do curso de Tecnologia em Agronegócio da Fatec - Lívia Vanessa Ivo de Castro.

Da programação constaram as recomendações e cuidados que o tirador de leite deve ter por ocasião da: pré-ordenha, durante a ordenha e pós-ordenha. O zootecnista Eduardo Santiago aproveitou para reforçar as características de um bom ordenhador, o cuidado coma higienização das instalações, utensílios, equipamentos e o transporte adequado do produto, além dos cuidados com a saúde do animal, dessa forma evitando prejuízo em decorrência da mamite clinica.      

Já a parte prática aconteceu na sede da Associação Comunitária dos Produtores de Leite, propriedade do presidente da Entidade, agricultor Antônio de Carvalho Filho, conhecido por Codó. Foram repassadas orientações no sentido de não estressar a vaca antes da ordenha, fazer a limpeza e higienização dos tetos, antes e depois da ordenha, os cuidados com a higiene pessoal do tirador de leite, a maneira correta de preparo da solução de iodo, o teste da caneca de fundo-preto, importante para identificar as vacas com mastite clinica, coar o leite em coador apropriado de aço inoxidável ou de náilon e manter o leite refrigerado, em temperatura de 4ºC, até ser transportado.

Após o treinamento, os produtores da associação de Nenelândia receberam gratuitamente do governo do estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário e Ematerce, kit de ordenha e higienização, composto dos seguintes itens: dois aplicadores para desinfecção de tetas; um vasilhame com capacidade para 50 litros para estocagem e transporte de leite; um balde de ferro para ordenha; um funil coador-peneira;  um pacote contendo mil folhas de papel toalha; uma caneca de fundo preto; uma solução de iodo glicerinada;  uma solução de hipoclorito de sódio e um detergente neutro. Juntos, custam em terno de R$ 300,00 (Trezentos Reais).
Crisanto Teixeira – Jornalista lotado no Escritório Regional da Ematerce em Quixeramobim-Ceará.
Fotos  Valmir

 Ponte Metálica de Quixeramobim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário