domingo, 18 de março de 2012



Diante da irregularidade das chuvas caídas na região do sertão central do estado do Ceará, com maior predominância no município de Quixeramobim, onde a agricultura e a pecuária são responsáveis por 60% da atividade econômica, está trazendo certa preocupação para o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Ceará – EMATERCE – engrº agrº José Maria Pimenta. Para vê de perto a real situação dos rurícolas, neste sábado, dia 17 de março, visitou comunidades da zona rural daquele município.


Foram visitados áreas dos distritos de Belém e São Miguel. Neste primeiro as chuvas caíram com menor intensidade, porém, no segundo, foram encontradas roças de milho e feijão com o cultivo já bem adiantado. José Maria Pimenta acompanhado do agricultor Francisco Benedito da Silva, popularmente conhecido por “Dudu”, caminharam nas áreas plantadas com as primeiras chuvas caídas no mês de fevereiro. Numa área de dois hectares o feijão encontra em boas condições de desenvolvimento, por outro lado, o milho por ser mais exigente sofreu um pouco mais com as estiagens.


Ao todo, no município de Quixeramobim, o governo do estado através do programa “Hora de Plantar”, distribuiu cerca de noventa toneladas de sementes entre os agricultores familiares, sendo que por conta da falta de chuvas, apenas 15% dessa quantidade foi semeada. “Os agricultores estão com as terras preparadas aguardando com expectativa o dia 19 de março dedicado ao Padroeiro do estado do Ceará, para que as chuvas voltem a cair com maior intensidade e regularidade, para dessa forma garantir uma produção satisfatória na região”, avalia Pimenta.

Crisanto Teixeira – Historiador – Jornalista e Radialista.
                              BARRAGEM   DE QUIXERAMOBIM  ce

Nenhum comentário:

Postar um comentário