domingo, 18 de março de 2012


SOS segurança pública: Policial Militar é assaltado em Quixadá

Falta policiamento nas ruas, gestão e respeitos para com a população da região.

A situação da insegurança na cidade de Quixadá, no Sertão Central cearense, a cada dia piora e aumentam os dados de uma violência assustadora. Refém, a população não sabe mais a quem recorrer, visto que a bandidagem tem proteção irrestrita e seus nomes não mais são identificados pela Polícia Militar. O privilégio deu-se após a saída do grande Comandante Edvar Azevedo, este por sua vez conseguiu de fato colocar bandidos na cadeia e ainda releva os nomes dos delinquentes a sociedade.
Para se ter uma ideia do tamanho da dimensão dos assaltos, um Policial Militar, sofreu um assalto a mão armada na Av. Presidente Vargas, no bairro Campo Novo. O policial tem 55 anos, ele foi roubado por quatro indivíduos, que transitavam em duas motocicletas, sendo uma de cor preta e a outra azul, dois portando armas de fogo o coagiram, e subtraíram a quantia de R$ 500,00 (quinhentos reais).
O policial chegou a cair, pois estava conduzindo uma motoneta Honda Biz, mas nada sofreu, ele foi instruído a comparecer na Delegacia Regional de Policial Civil de Quixadá, para registrar o ocorrido. Todo policiamento da área foi acionado, compareceu ao local e de posse de informações, passou a diligenciar com apoio das demais, mas os bandidos que caso fossem presos não teriam mesmo os seus nomes divulgados, fugiram como sempre.
Se um policial é assaltado, imagina população que se quer pode saber quem são os assaltantes, homicidas e tantos outros bandidos que tem causado sérios prejuízos à boa relação social.
Mais Informações:
Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá

Rua Brasílio Pinto, 1445, Combate
(88) 3445-1047
Quartel da Polícia MilitarRua Tenente Cravo - Campo Velho
3445-1042  / 190
                                                    FOTO  VALMIR   Fazenda  Cangaty

PEDRA EM FORMATO DE V: ESTA PEDRA SE ENCONTRA NO BAIRRO JAMI LOIS QUIXERAMOBIM CE

                             PEDRA        EM     FORMATO  DE   V: FOTO  VALMIR

TCU CONTABILIZA 541 FICHAS SUJA INELEGÍVEIS NO CEARÁ



Já somam 541 nomes as listas de políticos cearenses que poderão ter suas candidaturas barradas para o pleito deste ano. Além dos 231 que devem ficar inelegíveis por conta de irregularidades na prestação de contas da campanha de 2010, 310 políticos do Ceará integram, atualmente, o cadastro do Tribunal de Contas da União (TCU) referente aos gestores que foram condenados pela Corte, podendo ser enquadrados na chamada Lei da Ficha Limpa. Um mesmo político pode constar nas duas listas.

Esse número, no entanto, não é definitivo, tendo em vista que constantemente são realizados novos julgamentos em função dos recursos apresentados pelos gestores ao Tribunal de Contas. Com a validação da Lei da Ficha Limpa para o pleito deste ano, deverão ter suas candidaturas questionadas aqueles que tiveram suas contas desaprovadas, nos últimos oito anos.

Além disso, conforme publicou o Diário do Nordeste na edição do último dia 12 de março, 231 políticos cearenses devem ficar inelegíveis porque não apresentaram as contas de campanha referentes ao pleito de 2010 ou porque tiveram suas contas desaprovadas pela Justiça Eleitoral. A nova regra é fruto de uma resolução aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A secretária de controle externo do TCU no Ceará, Shirley Brito, explica que a Corte mantém um cadastro contendo pessoas físicas e jurídicas que tiveram as contas desaprovadas e que são consideradas inidôneas. Essa lista, que é atualizada diariamente, deverá ser encaminhada ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) até o dia 5 de julho para que sejam impedidas as candidaturas dos "fichas sujas".

Julgamento

Shirley Brito informa que, atualmente, pelo menos 310 gestores públicos e 60 pessoas jurídicas do Ceará compõem essa relação, mas pondera que esse número ainda não corresponde à quantidade de políticos que deverão ficar inelegíveis por conta da Lei da Ficha Limpa. "Os processos são julgados todos os dias, então um gestor que não está no cadastro agora poderá, por algum julgamento, vir a ingressar a lista. O mesmo pode acontecer em caso contrário", explica.

Shirley Brito afirma que o TCU não deve divulgar a lista com os gestores considerados inidôneos antes do prazo legal de envio à Justiça Eleitoral para evitar "pressão" e "desgaste" tanto ao órgão de controle quanto aos políticos, que poderiam ingressar com mais recursos e cobrar o julgamento de processos que estão tramitando em seu curso normal. "O Tribunal preserva o nome dessas pessoas no sentido de que a decisão pode mudar até o limite da data para mandar pra Justiça Eleitoral", justifica.

"Eles recebem essas listas também do Tribunal de Contas dos Municípios (TCE), do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do próprio Poder Judiciário, porque os gestores que têm condenação não podem ser candidatos", salienta a secretária.

Apesar das ponderações, Shirley Brito lembra que nada impede que os próprios eleitores procurem se informar sobre os processos que tramitam contra os políticos e candidatos nos tribunais de contas e exerçam, assim, a sua cidadania. Ela explica que isso pode ser feito através dos próprios sites dos órgãos de controle na internet.

No caso do endereço eletrônico do TCU, informa, é possível consultar os políticos que tiveram condenações por ilícitos administrativos através da ferramenta Cadicom. "Você pode consultar por nome, por CPF ou por CNPJ quem ali consta", ressalta a secretária.

Resultados

A busca apresentará resultados de um cadastro de listas enviadas à Justiça Eleitoral em pleitos anteriores, contendo informações publicadas por 20 tribunais de contas do Brasil.

"Agora, esse cadastro não se confunde com as listas que o TCU vai mandar para a Justiça Eleitoral até o dia até 5 de julho", destaca Shirley Brito. Isso porque, na relação que será enviada ao TRE, constará apenas os casos de gestores vivos que tiveram suas contas julgadas irregulares nos últimos oito anos.

Com informação do Diário do Nordeste.

Crisanto Teixeira – Historiador – Jornalista e Radialista.
                                         Fazenda   Cangaty   FOTO  VALMIR




Municípios brasileiros estão longe de ter boa administração de suas finanças e padecem com problemas como baixo nível de investimentos, pequena arrecadação própria, dívidas roladas de um ano para o outro e elevados gastos com funcionários. Muitas das prefeituras e secretarias municipais estão fraudando e lesando os cofres públicos, comprando títulos de excelência, como pseudo vencedor de concurso, estando entre os 100 melhores gestores do país.  

Somados, esses entraves fazem com que apenas 2% das cidades (95, em número absoluto) tenham uma gestão fiscal de "excelência" e outros 11,4% sejam consideradas com "boa" nota.

Na outra ponta, 64% dos municípios receberam uma classificação "difícil" ou "crítica", segundo o Índice Firjan de Gestão Fiscal 2010, divulgado pela primeira vez.

O índice também pouco avançou: subiu 1,9% de 2006 a 2010 -segundo ano de cada administração municipal.Um dado que chama a atenção, ressalta a Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), é o aumento do inchaço da máquina pública. O subíndice que mede a contratação de pessoal piorou em 15,2%. Ou seja, as cidades passaram a gastar mais com o pagamento de funcionários.

Para Guilherme Mercês, economista da Firjan, tal fato sugere que a Lei de Responsabilidade Fiscal foi "desvirtuada" e o teto estabelecido de 60% da receita para despesas com funcionários virou "uma meta a ser alcançada". Pelos dados, 7,5% comprometem receitas acima do que determina a LRF.
Mas outros indicadores usados para qualificar a gestão fiscal melhoraram. Diante do crescimento robusto do PIB em 2010 (7,5%), houve avanço de 6,9% de 2006 a 2010 no subíndice que mede a receita própria gerada por meio de impostos municipais -como IPTU. As cidades também ampliaram investimentos -alta de 9,5%.

Mas, segundo Mercês, isso não inverte o quadro de "altíssima dependência das cidades de transferências de Estados e União".
Apesar da melhora da arrecadação, 83% dos municípios não geram nem 20% de receita própria.

Outro problema detectado são os chamados restos a pagar, ou seja, despesas "roladas" de um ano para o outro: 19% das cidades deixaram menos dinheiro em caixa do que as obrigações postergadas para o ano seguinte.

A LRF só prevê punição ao prefeito que fizer isso no último ano de mandato.
Pelos dados da Firjan, a melhor gestão fiscal foi a de Santa Isabel (GO), município criado em 1982, com 3,7 mil habitantes (censo 2010).

Das dez mais bem avaliadas, seis estão em SP: Poá, Barueri, Piracicaba, Caraguatatuba, Birigui e Paraibuna.


Crisanto Teixeira – Historiador – Jornalista e Radialista.
f                                       Fazenda  Cangaty  FOTO  VALMIR

JOVEM MORRE APÓS PERDER O CONTROLE DA MOTOCICLETA EM QUIXERAMOBIM




Neste domingo de feriadão, um acidente de trânsito no município de Quixeramobim deixou uma vítima fatal.

O acidente aconteceu por volta das 14 horas na CE 166, km 28, estrada que liga a cidade de Quixeramobim a Madalena. Segundo informações da polícia, uma ligação informava que um homem tinha acabado de sofre um acidente após sobrar em uma curva naquela estrada. O Corpo de Bombeiro foi acionado para o local onde ao chegar constataram que à vítima já estava em óbito. Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito se deslocaram para o local onde foi necessário a realização de sinalização da via devido a grande quantidade de curiosos que queriam ver o acontecido. Segundo populares que passavam no local, a vítima vinha sentido Madalena a Quixeramobim, quando não conseguiu realizar uma curva vindo a perder o controle da motocicleta colidindo sobre uma cerca próximo a estrada. 

A vítima era o jovem Antônio Sandro de Sousa, 25 anos, que conduzia a motocicleta Honda CG 150 de placa HXI 3499. O corpo da Vítima foi conduzido pela PEFOCE para o IML de Quixeramobim.

POR FERNANDO IVO / FOTOS: osertaoenoticia.com

Flamengo do belo monte Quixeramobim... 

FOTO VALMIR