Depois das convenções, os partidos ou coligações têm prazo até as 19h do dia 5 de julho para apresentar à Justiça Eleitoral o pedido de registro de seus candidatos à Presidência e à Vice-Presidência da República, aos governos estaduais, ao Senado, à Câmara dos Deputados e às assembleias legislativas.
A maioria dos partidos ainda não marcou a data das convenções nacionais e estaduais. Eles aguardam o fim das articulações para definir as datas.
O Partido Democrático Trabalhista (PDT), no Ceará, foi o primeiro a marcar e divulgar o evento que acontece no dia 22 de junho, no ginásio do Náutico Atlético Cearense. Nacionalmente, o encontro da legenda acontecerá no dia 10 de junho, na sede do partido, em Brasília. Os pedetistas de todo o Brasil deverão aprovar, no encontro, apoio da candidatura à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT).
“Nós apoiamos a presidente Dilma em cima de projetos e não de casuísmos”, reforça o deputado federal André Figueiredo, presidente estadual da legenda, acrescentando que outros partidos só decidem apoio em cima das eleições com a intenção de ficar do lado daquele candidato que tem mais chance de ganhar a disputa.
De acordo com o dirigente, na sucessão estadual, o PDT apoiará o candidato indicado pelo governador Cid Gomes, que possivelmente deve ser do Pros. “Estamos no aguardo da definição do candidato que será apresentado pelo governador Cid Gomes para fazer uma avaliação e ver suas possibilidades”, disse. Ele, porém, não escondeu preocupação com a demora na definição, o que só acontecerá, segundo informações de Cid Gomes, em junho.
E MAIS
O registro das candidaturas para presidente e vice deverá ser feito no TSE. Só será aceito o pedido de registro com chapa completa (presidente e vice). Isso porque uma resolução do Tribunal disciplinando o registro de candidaturas estabelece que a chapa é única e indivisível.
Os registros para os cargos de governador e vice, senadores, deputados federais e estaduais ou distritais devem ser feitos nos tribunais regionais eleitorais (TREs) de cada Estado também até as 19h do dia 5 de julho. Eles seguem as mesmas regras dos registros de chapa para presidente e vice-presidente da República.
Fonte: O Estado CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário